Hydro Paragominas conquista prêmio de saúde e segurança no trabalho – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Hydro Paragominas conquista prêmio de saúde e segurança no trabalho

15 de dezembro de 2022

 

A Hydro Paragominas, mina de bauxita da Hydro no Pará, conquistou o prêmio Proteção Brasil, realizado pela Revista Proteção, que é especializada em saúde e segurança do trabalho, nas categorias Ouro e Região Norte.

O case vencedor foi o projeto “Sistema de Proteção do Soldador”, reconhecido durante o 5º Congresso Brasileiro de Saúde e Segurança no Trabalho e desenvolvido para prevenir os riscos de choques elétricos durante o processo de soldagem. O trabalho da Hydro estava entre os 39 finalistas do prêmio e passou pela avaliação de 24 jurados voluntários.

O dispositivo eletrônico mantém a tensão da máquina de solda totalmente isolada, protegendo o soldador do risco de choque elétrico, e também monitora em tempo real a eficiência do aterramento da máquina e a presença de vestígios de fuga de corrente. Ao detectar qualquer sinal de riscos, a máquina de solda é bloqueada automaticamente e um alarme sonoro é disparado para alertar o soldador. O objetivo desta iniciativa é trazer mais segurança nas operações de forma inovadora, considerando as necessidades de atuação na Região Amazônica.

Já no tema categoria higiene ocupacional, a empresa foi vencedoracom o case ‘Climatização do Túnel do Espessador’.