Índice de reciclagem de latas de alumínio é o maior da história – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Índice de reciclagem de latas de alumínio é o maior da história

25 de agosto de 2008

Brasil reciclou 96,5% das embalagens consumidas em 2007, mantendo o país na liderança mundial, pelo sétimo ano consecutivo

 

A Associação Brasileira do Alumínio – ABAL e a Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade – ABRALATAS informaram nesta quinta-feira, 21 de agosto, que o país reciclou 96,5% do total de latas de alumínio para bebidas comercializadas no mercado interno, em 2007. Segundo dados das duas entidades, foram recicladas no ano passado 160,6 mil toneladas de sucata de latas, o que corresponde a 11,9 bilhões de unidades –  32,6 milhões por dia ou 1,4 milhão por hora.

Trata-se do maior resultado registrado pelo índice, desde que ele passou a ser calculado em 1990, e mantém o Brasil na liderança mundial pelo sétimo ano consecutivo, em reciclagem de latas de alumínio. Até então o recorde havia sido alcançado em 2005, quando o país atingiu a marca de 96,2%. Em 2007, o volume de latas coletado no país foi 15,5% maior que o do ano anterior, acompanhando as vendas, que cresceram 13% no mesmo período.

Vantagens socioeconômicas e ambientais

A reciclagem de latas de alumínio para bebidas movimentou no ano cerca de R$ 1,8 bilhão. Somente a etapa de coleta (compra de latas usadas) injetou cerca de R$ 523 milhões na economia nacional, o equivalente à geração de emprego e renda para 180 mil pessoas.

Além dos benefícios sociais e econômicos, a reciclagem de latas de alumínio também favorece o meio ambiente. O processo de reciclagem de latinhas libera somente 5% das emissões de gás de efeito estufa quando comparado com a produção de alumínio primário.

Ao substituir um volume equivalente de alumínio primário, a reciclagem de 160,6 mil toneladas de latinhas proporcionou uma economia de 2.329 GWh/ano de energia elétrica ao País, o suficiente para abastecer, por um ano inteiro, uma cidade com mais de um milhão de habitantes, como Campinas (SP).

                                                          ÍNDICE DE RECICLAGEM DE LATAS DE ALUMÍNIO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *