Indústrias do alumínio recebem certificação de pegada de carbono – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Indústrias do alumínio recebem certificação de pegada de carbono

4 de maio de 2016

Novo sistema contribuirá para aumentar a competitividade da indústria nacional

Quatro associadas da ABAL, no último dia 6 de abril, em São Paulo, receberam a certificação da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, para a pegada de carbono no Brasil, cada uma tendo submetido um produto para avaliação. São elas General Cable Brasil, Latasa Reciclagem, Novelis do Brasil e Votorantim Metais – CBA.

As empresas em questão foram voluntárias nesta fase piloto, capitaneada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e com métricas e normas elaboradas em conjunto pela consultoria ambiental Carbon Trust e a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

Maurício Born, consultor do Comitê de Sustentabilidade da ABAL comemorou a certificação: “Faltava-nos um elemento que pudesse quantificar a importância dessa certificação para levarmos aos mercados nacional e internacional de uma forma mais estruturada“, ressaltou. A iniciativa, segundo Born, contribuirá para aumentar a competitividade da indústria nacional.

Na ocasião, a Novelis – que atua no segmento de laminados e reciclagem de latas de alumínio apresentou seu estudo de caso. “Desde 2011, a empresa tem se empenhado para reduzir suas emissões e essa certificação aponta que estamos no caminho certo em buscar a meta global de 50% de redução de emissões absolutas de gases de efeito estufa até 2020” explica Rogério Almeida, vice-presidente de Operações da Novelis América do Sul.

Para a Latasa Reciclagem, empresa do Grupo ReciclaBR, que recebeu a certificação de pegada de carbono pelo lingote de alumínio, o novo sistema deve acelerar a transição das indústrias para uma economia de baixo carbono. “Participamos espontaneamente porque entendemos a importância desse assunto para a sociedade como um todo. Governos, empresas e consumidores precisam se conscientizar que os recursos naturais são limitados e todos são responsáveis pelo futuro do planeta“, disse Viviane Ortlibas, PMO do Grupo ReciclaBR, que acompanhou todo o processo de certificação da empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *