Iniciativa da Hydro auxilia a alfabetização de jovens, adultos e idosos em Paragominas (PA) – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Iniciativa da Hydro auxilia a alfabetização de jovens, adultos e idosos em Paragominas (PA)

5 de janeiro de 2022

 

Um compromisso de longo prazo e três estratégias para contribuir de maneira efetiva para a melhoria na qualidade da educação de Paragominas. Esse é o programa Território do Saber, realizado pela Hydro, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Paragominas e executado pela Evoluir, que envolve formação dos educadores em práticas pedagógicas inovadoras, acompanhamento pedagógico às escolas e a alfabetização de jovens, adultos e idosos (AJAI).

As aulas das turmas de AJAI são realizadas na Escola Hilda de Sá, Escola Sônia Terzella, Escola Reginaldo Souza Lima, Escola Comunitária do Uraim e na Cooperativa de reciclagem Coopercamare. O objetivo é formar cerca de 40 alunos até o final do primeiro semestre de 2022.

“O Território do Saber é um programa que contribui para a melhoria da qualidade da educação em Paragominas, fortalecendo práticas educacionais integradas às necessidades do século XXI”, destaca a coordenadora da Evoluir, Bárbara Dias. “Essa frente de alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos, que teria início em março de 2020, estava até então pausada devido ao distanciamento social, mas agora, com o avanço da vacinação e o retorno das aulas presenciais na rede municipal, os alunos foram convidados a iniciar o curso”, revela.

Mais de 650 educadores das escolas das zonas urbana, rural e indígena de Paragominas já participaram dos cursos e oficinas do programa desde 2019. São três pilares interdependentes, que buscam a promoção de mudanças nos indivíduos e suas interrelações para um melhor clima escolar; e incentivos à colaboração, ao trabalho em equipe e às inovações no uso de metodologias de ensino e aprendizagem. O programa está diretamente ligado à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), que visa garantir que todos os seres humanos possam realizar o seu potencial em dignidade e igualdade, em um ambiente saudável.

Mais informações sobre o programa: www.evoluir.com.br