Instituto Alcoa anuncia inscrições para o Programa de Apoio a Projetos Locais – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Instituto Alcoa anuncia inscrições para o Programa de Apoio a Projetos Locais

7 de março de 2023

 

No período de 13 de março a 25 de abril, o Instituto Alcoa estará com inscrições abertas para o Programa de Apoio a Projetos Locais, que apoia projetos  desenvolvidos por organizações locais da sociedade civil e do poder público, com foco em educação e geração de trabalho e renda, causas estruturantes para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa.

O programa incentiva também o desenvolvimento de iniciativas que auxiliem e estimulem a inclusão de mulheres, grupos étnico-raciais, pessoas com deficiência e do público LGBTQIA+.

“Nós acreditamos que os projetos comunitários têm a capacidade de transformar os territórios em que estamos presentes, por meio de uma agenda coletiva de desenvolvimento local. Sabemos da potência da sociedade civil e de suas comunidades, e é por isso que atuamos em conjunto com diferentes atores, para que possamos promover iniciativas em prol de uma sociedade cada vez mais inclusiva e equitativa” explica Monica Espadaro, Diretora Executiva de Operações do Instituto Alcoa.

Critérios para participação

Serão priorizados projetos nas regiões de atuação do Instituto, em apoio a organizações com no mínimo dois anos de existência.

Os projetos devem conter:

  1. Foco nas áreas prioritárias do Instituto Alcoa;
  2. Objetivo de implementação, expansão, aperfeiçoamento ou disseminação de propostas já existentes;
  3. Valor solicitado entre R$ 50 mil e R$ 250 mil;
  4. Perspectiva de continuidade e sustentabilidade das ações após o encerramento do apoio;
  5. Ao menos uma parceria financeira assegurada para o desenvolvimento da proposta, que corresponda a, no mínimo, 10% do orçamento total;
  6. Estratégias de avaliação e plano de divulgação, incluindo ações e resultados.

Para apoiar as organizações na elaboração e envio dos projetos, o Instituto promoverá workshops em parceria com o Ficas, organização que acompanha todas as etapas do Programa de Apoio a Projetos Locais. Em Poços de Caldas, ele será realizado no dia 14 de março, das 13h30 às 16h, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação (rua Prefeito Chagas, 464 – Centro).

Os projetos selecionados serão divulgados até 25 de agosto. Clique aqui para acessar o edital do Programa de Apoio a Projetos Locais 2023.

Eventuais dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail avaliacao@ficas.org.br ou pelo telefone 0800 722 0715 (ligação gratuita de segunda à sexta-feira, das 9h00 às 17h00).