Instituto Alcoa investe mais de meio milhão de reais em projetos sociais da região – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Instituto Alcoa investe mais de meio milhão de reais em projetos sociais da região

11 de setembro de 2023

 

No dia 25 de agosto o Instituto Alcoa (IA), divulgou o resultado do edital de investimentos do Programa de Apoio a Projetos Locais, cujo objetivo é contribuir para a promoção coletiva à educação e ao desenvolvimento de territórios de atuação da Alcoa em Poços de Caldas (MG), Juruti (PA) e São Luís (MA). Na região da Alcoa Poços de Caldas foram selecionados seis projetos, sendo cinco de Poços e um de Divinolândia (SP), totalizando investimento de R$557 mil.

“Trabalhamos para catalisar mudanças nos territórios por meio do investimento em projetos de Educação e de Geração de Trabalho e Renda, construindo relações de confiança e gerando parcerias com organizações da sociedade civil e com as comunidades dos territórios em que atuamos. Entendemos que o real impacto só acontecerá com uma atuação conjunta, colaborativa e participativa – premissas que norteiam a concepção do Programa de Apoio a Projetos Locais” explica Monica Espadaro, Diretora Executiva de Operações do Instituto Alcoa.

Serão contemplados projetos por meio de edital das instituições: Associação dos Catadores e Separadores de Materiais Recicláveis de Poços de Caldas (ASSOSUL), Associação Instituto Benetti, Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas (ADEFIP) e Fundação Gota de Leite de Assistência à Criança (Fungotac).

Para receber o aporte as instituições passaram por três etapas que consistem em análise dos projetos segundo critérios de participação e avaliação técnica; avaliação do Conselho Consultivo de Relações Comunitárias da localidade e avaliação pela Diretoria e Conselho do Instituto Alcoa.

O Programa de Apoio a Projetos Locais também incentiva o desenvolvimento de iniciativas que estimulem a inclusão de mulheres, grupos étnico-raciais, pessoas com deficiência e da comunidade LGBTQIAP+ nos territórios.

Em Poços de Caldas, o projeto “Leitura e Imaginação: para além dos muros da instituição”, da Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas será impulsionador de jovens com deficiência física.

Em Juruti, o projeto Fortalecendo o Protagonismo das Mulheres Produtoras Rurais da Comunidade de Cruzeiro, do Instituto Vitoria Regia, irá fornecer autonomia e protagonismo para mulheres empreendedoras, estimulando a inclusão e reconhecimento das mulheres como protagonistas de suas conquistas. Assim como em São Luís, o projeto da Associação Ela na Obra, também tem por objetivo reconhecer a autonomia da mulher na área da construção civil através de formações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *