Instituto Alcoa promove debate sobre a educação de 13 a 27 de outubro – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Instituto Alcoa promove debate sobre a educação de 13 a 27 de outubro

13 de outubro de 2022

 

Nos dias 13, 20 e 27 de outubro, sempre às 18h, o Instituto Alcoa promove o Ciclo de Debates Educação em Tempos de (Pós)Pandemia: como redes e escolas podem efetivar o direito à educação?, um espaço de reflexão com grandes nomes da educação sobre os desafios atuais do campo. A iniciativa é realizada no âmbito do Programa Ecoa Formação com coordenação técnica do Cenpec. Os encontros são gratuitos, com transmissão pelo Youtube no canal do Centro de Referência do Professor de Poços de Caldas (MG) – Cerpro.

Em cada um dos três encontros, renomados especialistas apresentarão os principais desafios para a efetivação do direito à educação no atual contexto brasileiro. Fernando Abrucio e Maria Alice Setubal são os convidados do primeiro dia (13/10). Em seguida (20/10) participarão Valter Silvério e Sandra Ferreira. Por fim, as discussões serão realizadas por Alexsandro Santos, Eloisa Vidal e Sofia Lerche (27/10). A mediação do Ciclo de Debates será conduzida por Romualdo Portela de Oliveira, diretor de pesquisa e avaliação do Cenpec.

“Por meio do conhecimento e experiência de especialistas em educação, buscamos encontrar alternativas para problemas sistêmicos. O conjunto de diferentes perspectivas ajuda a vislumbrar novos caminhos e possíveis soluções, para que possamos avançar na melhoria da educação”, avalia Monica Renata Espadaro, gerente de Projetos Comunitários do Instituto Alcoa.

O PROGRAMA ECOA FORMAÇÃO

Fruto da parceria entre Instituto Alcoa e Cenpec, o programa é desenvolvido desde 2020 e tem como objetivo estratégico evidenciar e incidir sobre as desigualdades educacionais, por meio de ações pautadas nos resultados educacionais e em políticas públicas comprometidas com o alcance de patamares superiores de qualidade, de acesso, de permanência e de aprendizagem nas trajetórias dos estudantes.

Atualmente, são atendidos diretamente pela iniciativa cerca de 400 educadoras(es) e técnicas(os), envolvendo 37 escolas das redes municipais de ensino de Juruti (PA), Poços de Caldas (MG) e São Luís (MA).