Instituto Alcoa reconhece diretores de escolas por boas práticas na educação – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Instituto Alcoa reconhece diretores de escolas por boas práticas na educação

18 de dezembro de 2023

 

A Alcoa Poços de Caldas, por meio do Instituto Alcoa (IA) e em parceria com a Interação Urbana, participou, no dia 12 de dezembro, do “Reconhecimento Ecoa Gestão – Melhores Práticas”, na Secretaria Municipal de Educação de Poços de Caldas (MG).

O Ecoa Gestão atua junto às equipes das Secretarias Municipais de Educação e aos gestores escolares e coordenadores pedagógicos na implementação e monitoramento do plano estratégico e também na elaboração de planos de ação de gestão escolar nos municípios de Poços de Caldas, Juruti (PA) e São Luís (MA), desde 2020.

Na oportunidade, foram reconhecidos diretores de três escolas municipais de Poços de Caldas por projetos que contribuíram para a formação prevista na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com abordagem de práticas de inclusão escolar.

Roberto Ramiro, diretor da Escola Wilson Hedy Molinari, ficou em primeiro lugar com o projeto “Plano de gestão dos nossos sonhos”; em seguida, Cláudia Oliveira, diretora da Escola Professor Antônio Sérgio Teixeira, com a “Mostra Cultural” e, na terceira colocação, Luciana Silva, diretora da escola José Mamud Assan, com o “Café com a Direção”.

Roberto Ramiro tem uma longa trajetória na educação. O atual diretor é ex-aluno da escola onde trabalha e, em 2022, foi homenageado como Educador de Valor, também uma iniciativa de engajamento do Instituto Alcoa, em parceria com o Estúdio Cais, que visa valorizar os educadores nas escolas públicas.

O professor explica que o projeto premiado traça os planos, atividades e eventos para serem desenvolvidos durante seus quatro anos de gestão. “Estabelecemos metas a curto, médio e longo prazo nas áreas física, pedagógica e socioemocional, trabalhando em conjunto com outros educadores e alunos”.

De acordo com Maria Cristina Gonçalves, gerente de Relações Externas e Comunicação da Alcoa Poços de Caldas, e representante do Instituto Alcoa na localidade, a contribuição do Ecoa Gestão é motivo de orgulho para a Companhia.

“Ao longo destes anos alcançamos 100% da rede municipal de escolas do ensino fundamental. É muito satisfatório ver os resultados em parceria com a Secretaria de Educação e perceber a potência dos alunos e profissionais da área”, afirma.

Em janeiro de 2024, o Instituto Alcoa realizará o evento de Reconhecimento Melhores Práticas em São Luís (MA). A divulgação dos demais reconhecidos será feita em breve pelo Instituto.