Instituto Alcoa renova parceria com município de Juruti (PA) para realização do Programa Ecoa
Acreditando na capacidade que a educação tem em ser um fator central para o desenvolvimento dos territórios e diminuição das desigualdades, o Instituto Alcoa renova a parceria com a secretaria municipal de educação para realização do Programa Ecoa.
O Programa Ecoa atua nos três municípios atendidos pelo Instituto Alcoa: Juruti (PA), Poços de Caldas (MG) e São Luís (MA) em duas frentes de atuação: Ecoa Formação e Ecoa Gestão.
Este ano, o Ecoa Gestão segue contribuindo para a melhoria da aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental público, atuando junto às equipes da secretaria municipal de educação e aos gestores escolares e coordenadores pedagógicos no apoio à implantação e monitoramento do Plano Estratégico e elaboração de Planos de Ação de gestão escolar nas unidades participantes.
As oito escolas que integraram a iniciativa em 2020 e as doze escolas que ingressaram em 2021 continuarão sendo monitoradas e vinte novas escolas serão atendidas por esta frente, contemplando assim 40 unidades escolares. Considerando as escolas dos demais municípios, no total, serão beneficiadas 107 escolas públicas brasileiras. O parceiro técnico nessa frente é a empresa Interação Urbana.
Já o Ecoa Formação tem como objetivo incidir sobre as desigualdades educacionais e garantir patamares superiores de qualidade de acesso, de permanência e de aprendizagem nas trajetórias dos estudantes das redes públicas dos três municípios atendidos pelo programa. As ações são divididas em: formação e assessoria às equipes técnicas das secretarias municipais, formação de educadores em Língua Portuguesa, Matemática e Avaliação Pedagógica, disseminação de conteúdo e criação de tecnologia educacional para mobilizar a comunidade educativa. O desenho do programa de formação conta com a parceria do Cenpec.
A renovação da parceria entre Secretaria Municipal de Educação, Instituto Alcoa, Cenpec e Interação Urbana foi oficializada em evento virtual realizado no dia 23 de março, com a participação do Secretário de Educação de Juruti, Wilson Navarro, e representantes do Instituto Alcoa, do Cenpec e Interação Urbana.
“O programa apoia a construção de novos saberes, novas práticas e o melhor uso de recursos. Para nós do Instituto Alcoa, é muito importante saber que estamos contribuindo para a retomada do desenvolvimento de alunos e profissionais da educação neste momento e pensando no futuro”, afirma Monica Espadaro, gerente de Projetos do Instituto Alcoa.
O gerente geral da Alcoa Juruti, Genesis Costa, afirmou que o Programa Ecoa se torna essencial nesta fase de retomada das aulas presenciais, após mais de dois anos de aulas remotas.
“A pandemia trouxe um novo cenário para a educação brasileira, trouxe mudanças e novos processos, por isso o Ecoa é um importante parceiro da educação pública de Juruti, pois transforma territórios e permite que educadores e, principalmente, os alunos sejam os agentes dessa transformação”, acredita Genesis.
Wilson Navarro, secretário de Educação de Juruti, acredita que a renovação do programa Ecoa com a gestão municipal será importante para impulsionar os projetos em andamento.
A Secretaria de Educação já possui um projeto aprovado com o Instituto, chamado de Educação Digital para Todos, além de outros projetos que foram aprovados nas escolas do município de Juruti.
“A gente ratifica a nossa necessidade de se ampliar, cada vez mais, esses programas para o município, para outras escolas, porque Juruti, de fato, tem uma Geografia um pouco diferenciada onde a maioria das escolas estão localizadas na zona rural, de forma muito difusa. Então, com toda certeza, o município de Juruti precisa de mais apoio, mais investimento desses programas fornecidos pelo Instituto Alcoa”, argumenta o secretário.
“