Instituto Alcoa renova parceria para realização de programa social – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Instituto Alcoa renova parceria para realização de programa social

10 de maio de 2021

 

Acreditando na capacidade que a educação tem para o desenvolvimento dos territórios e diminuição das desigualdades, o Instituto Alcoa renova a parceria com a Secretaria Municipal de Educação para realização do Programa Ecoa.

Em 2020, o Programa Ecoa inaugurou um novo formato de interação com as localidades atendidas, abrindo duas novas frentes de atuação: Ecoa Formação (capacitação das equipes técnicas e educadores frente o contexto da pandemia) e Ecoa Gestão (capacitação em gestão das equipes das secretarias de educação e coordenadores pedagógicos nos três municípios atendidos): Juruti (PA), Poços de Caldas (MG) e São Luís (MA).

Este ano, o Ecoa Gestão segue contribuindo para a melhoria da aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental público, atuando junto às equipes da Secretaria Municipal de Educação e aos gestores escolares e coordenadores pedagógicos no apoio à implantação e monitoramento do Plano Estratégico e elaboração de Planos de Ação de gestão escolar nas unidades participantes. As oito escolas que integraram a iniciativa em 2020 continuarão sendo monitoradas e doze novas escolas serão atendidas por esta frente, contemplando assim 20 unidades escolares. Considerando as escolas dos demais municípios, no total, serão beneficiadas 67 escolas públicas brasileiras. O parceiro técnico nessa frente é a empresa Interação Urbana.

Já o Ecoa Formação tem como objetivo desenvolver ações pautadas no diagnóstico, na análise e na ação pedagógica de forma a incidir sobre as desigualdades educacionais e garantir patamares superiores de qualidade de acesso, de permanência e de aprendizagem nas trajetórias dos estudantes das redes públicas dos três municípios atendidos pelo programa. As ações serão divididas em: formação e assessoria a equipes técnicas das secretarias municipais e escolares, disseminação de conteúdo e criação de tecnologia educacional para mobilizar a comunidade educativa. O desenho do programa de formação conta com a parceria do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC).

“A pandemia trouxe um novo cenário para a educação brasileira, que requer novas habilidades, nova forma de pensar e atuar. Para nós do Instituto Alcoa, é muito importante saber que estamos contribuindo para o desenvolvimento de alunos e profissionais da educação neste momento e pensando no futuro”, afirma Monica Espadaro, gerente de Projetos do Instituto Alcoa.

Para o gerente geral da Alcoa Juruti, Genesis Costa, o Programa Ecoa, por meio de suas práticas inovadoras, permite que alunos e educadores tornem-se protagonistas das mudanças que a sociedade necessita.

“É por isso que nós acreditamos no poder transformador da educação e somos parceiros do Instituto Alcoa, através do trabalho integrado com a comunidade, Poder Público, escolas e demais organizações civis de Juruti”.