Janaina Donas, presidente-executiva da ABAL, participa de workshop sobre transporte marítimo de bauxita em Belém – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Janaina Donas, presidente-executiva da ABAL, participa de workshop sobre transporte marítimo de bauxita em Belém

3 de dezembro de 2021

Segurança, transporte e legislação internacional foram destaques na programação

Belém, 03 de dezembro – As operações de embarque de bauxita e a segurança do transporte marítimo do minério, obedecendo às recentes alterações regulatórias da Organização Marítima Internacional (IMO – International Maritime Organization), foram os temas principais do 2º Workshop “Transporte Marítimo de Bauxita”, promovido pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), com o apoio da Diretoria de Portos e de Costas da Marinha, do 40 Distrito Naval, nesta  quinta-feira, 2, em Belém (PA).

O evento, que aconteceu no auditório do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), teve como objetivo principal compartilhar conhecimentos tecnológicos e os aspectos legais sobre a lavra da bauxita e seu embarque nos terminais portuários do Estado com toda a comunidade envolvida nessa operação e, em especial, com a mais recente turma de formandos do CIABA. Também foi uma oportunidade para celebrar a parceria estabelecida entre a indústria e a Marinha no aprimoramento das regras internacionais estabelecidas pela IMO e para mostrar, com dados científicos, a segurança do transporte da bauxita no Brasil.

A programação, aberta pelo Comandante Josué, contou com a presença da presidente-executiva da ABAL, Janaina Donas, que apresentou o trabalho da entidade e a forte ligação do setor do alumínio com a Marinha.  “Os estudos promovidos pela Abal, pela indústria e pela Marinha brasileira, foram responsáveis pelo aperfeiçoamento de regras inteiramente acatadas pelas autoridades marítimas no âmbito da IMO. Temos muito orgulho dessa colaboração”, disse Janaina.

Janaina ressaltou ainda o compromisso da ABAL e de suas associadas na aplicação das disposições regulatórias da IMO e na parceria fundamental do setor com a Marinha do Brasil, a fim de garantir o transporte seguro e íntegro do mineral, preservando sua qualidade até o destinatário final.

Especialistas de três das maiores empresas mineradoras de bauxita do Pará, Alcoa, Hydro e MRN, comandaram na sequência painéis que apresentaram as operações nos terminais portuários de Juruti, Barcarena e Porto Trombeta. O consultor Robin Castello e a especialista Bárbara Fiorito, ambos da ABAL, fecharam os trabalhos trazendo as mais recentes informações legais e técnicas que envolvem o transporte do minério.