Leia no Aluauto: estudo aponta solução para baterias de íons de alumínio
Consideradas bem promissoras, as baterias de íons de alumínio podem ganhar novo impulso. Estudo publicado por pesquisadores da Universidade de Ciência e Tecnologia de Pequim e do Instituto de Tecnologia de Pequim demonstra o potencial que eletrodos de nanofios de telúrio apresentam para o desenvolvimento de baterias de telúrio-alumínio (Telurium Aluminum Batteries – TABs) recarregáveis de alta capacidade.
Publicado na Revista RSC Energy & Environmental Science, o artigo relata que os nanofios de telúrio fornecem uma capacidade de descarga elevada, superior a 1026 mA h g-1 (com uma corrente específica de 0,5 A g-1), juntamente com uma tensão de descarga inicial de 1,4 V. São valores, de acordo com os pesquisadores, competitivos com a densidade de energia registrada nas baterias de íons de alumínio (Aluminum Ion Batteries – AIBs) documentadas.
O estudo ressalta que as baterias de íons de alumínio possuem boa relação energia/custo, já que o metal possui alta densidade de energia, além de oferecerem segurança. Devido a essas características, os AIBs baseados em eletrólitos líquidos iônicos estão sendo considerados promissores na busca por soluções de dispositivos de armazenamento de energia seguros, sendo a geração seguinte às baterias de íons de lítio.
Clique aqui e leia a matéria na íntegra.