Lideranças internacionais do alumínio se reúnem na ABAL
Organizado pelo IAI, encontro aconteceu em São Paulo devido à realização do V Congresso Internacional do Alumínio
A edição 2012 do Association Leaders Meeting – encontro anual organizado pelo International Aluminium Institute (IAI), com executivos das principais associações internacionais de alumínio – foi realizada extraordinariamente em São Paulo, na sede da ABAL, no último dia 23 de abril.
Compareceram ao encontro de lideranças, representantes do IAI e das associações dos Estados Unidos, Europa, China, Austrália, Alemanha, África do Sul e Brasil. Na pauta, as três principais questões e desafios da indústria de alumínio de cada país/região; saúde e segurança do trabalho no setor; e políticas ambientais de cada país e seus possíveis impactos na indústria do alumínio.
Entre os problemas (issues) do setor no Brasil, o presidente da ABAL, Adjarma Azevedo, destacou os altos custos de energia para a produção de alumínio primário, questão também comum aos demais países presentes, e a importação de produtos semimanufaturados e acabados de alumínio. O coordenador do GT de Mudanças Climáticas da ABAL, Maurício Born, ressaltou as Políticas de Mudanças Climáticas em andamento no país como o terceiro foco de atenção da indústria.
Segundo o presidente emérito da ABAL, Ayrton Filleti, também presente ao encontro, a questão ambiental foi um dos temas mais discutidos, já que o IAI está desenvolvendo um estudo sobre o impacto das taxas de emissões de carbono (diretas e indiretas) que diversos países terão de pagar no futuro para produzir alumínio primário a partir de fontes fósseis.
Ao término do encontro, os representantes internacionais receberam uma obra da artista Mirian Tatsumi, que usa a técnica Oshibana de desidratação e prensagem de flores, preservando-as através do fechamento à vácuo com uma folha de alumínio. As lideranças voltariam a se reunir no dia seguinte, para o painel internacional dentro da programação do V Congresso Internacional do Alumínio.