Material doado pela Albras é usado na pavimentação das ruas de Barcarena (PA) – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Material doado pela Albras é usado na pavimentação das ruas de Barcarena (PA)

9 de junho de 2021

 

A Albras doou tijolos refratários usados à prefeitura de Barcarena (PA) para pavimentação das ruas do município. No ano passado, foram repassadas aproximadamente 500 toneladas desse resíduo à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, que contribuíram para bases e sub-bases de 30 km de vias. As comunidades beneficiadas pelos serviços de pavimentação foram Laranjal, Vila dos Cabanos, Pioneiro e estrada do Caripi.

“O material inerte da Albras está sendo bastante usado pela prefeitura de Barcarena como bases dos serviços de tapa buracos e nas reconstituições das bases asfálticas. É um material de alta capacidade de suporte mecânico e o serviço que temos feito, no período do inverno, tem dado resultados muito bons”, afirma Alexandre Batella, Secretário Municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano.

O material inerte é um tipo de resíduo que, devido às suas características e composição físico-química, não sofre transformações físicas, químicas ou biológicas de relevo, mantendo-se inalterados por um longo período de tempo. Além disso, mantém a sua resistência a altas temperaturas.

Na empresa, esse material é identificado e armazenado em um espaço ambientalmente adequado para posterior doação e reuso. Antes da destinação à pavimentação, foi elaborado um estudo pela Universidade Federal do Pará (UFPA), que confirma a natureza inerte do resíduo doado à prefeitura de Barcarena. A Albras segue ainda todas as recomendações da Resolução do Conama nº 13 sobre inventário de resíduos.

“Ao longo dos seus 35 anos, a Albras tem contribuindo para o desenvolvimento do município de Barcarena. A questão da infraestrutura urbana de uma cidade é importante para a melhoria da qualidade de vida da população”, afirma João Batista Menezes, presidente da Albras.

“Por isso, analisamos o que temos no processo de produção do metal primário em nossa fábrica que possa ser reaproveitado em obras e serviços realizados pela prefeitura. Com isso, reforçamos a nossa parceria para um futuro mais sustentável da região”, completa o executivo da Albras.