Mineração Paragominas completa 14 anos de operação no Pará – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Mineração Paragominas completa 14 anos de operação no Pará

22 de março de 2021

 

No dia 20 de março, a Mineração Paragominas, da Hydro, celebrou 14 anos de atividade no Estado do Pará. Em 2020, a unidade vendeu 8,6 milhões de t de bauxita, resultado 17% superior em comparação ao de 2019. A companhia tem absorvido boa parte da mão de obra na região. Ao todo, são 1.700 empregados diretos, incluindo os jovens aprendizes e estagiários, e mais quase mil terceirizados.

“Somos uma das maiores minas de bauxita do mundo, uma empresa consolidada que tem participado do desenvolvimento do Pará ao longo de sua trajetória. Para prosperar no futuro, as companhias de mineração devem vislumbrar estratégias corporativas, melhorar as abordagens de gestão de risco e o relacionamento com seus públicos de interesse, além de avançar rapidamente na transformação digital e promover um ambiente de trabalho de diversidade e inclusão”, afirma Evilmar Fonseca, diretor industrial da empresa.

Para comemorar a data, os empregados da Mineração Paragominas realizaram um plantio de mudas na área de reflorestamento, simbolizando o compromisso com a sustentabilidade desde o início da operação. Com essa ação, as equipes ainda colaboram com o programa de reabilitação das áreas mineradas, que já soma 2.500 ha plantados, o equivalente a 2.500 campos de futebol.

Uma das inovações anunciadas recentemente pela empresa é o uso da metodologia tailings dry backfill. Com ela, é possível retornar o rejeito da bauxita para a área minerada antes do processo de reabilitação, eliminando a necessidade de construção contínua de novas barragens ou mesmo de alteamento das estruturas existentes.