Módulo alumínio estréia no curso de extensão universitária do Belas Artes
Aula inaugural abordou a história do metal, processos de obtenção e transformação, propriedades e suas aplicações
No último dia 10 de abril, sábado, o alumínio estreou sua participação no curso de extensão universitária “Sistemas Construtivos: Processos, Materiais e Produtos”, que é realizado pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo em parceria com a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) e outras quatro entidades representantes do cimento, estrutura metálica, vidro plano e PVC.
O curso é dividido em cinco módulos e intercala um material abordado por aula, em um total de 50 horas/módulo. Durante o semestre letivo as aulas são ministradas aos sábados; no período de férias escolares (janeiro e julho), as aulas serão realizadas nas duas últimas semanas do mês, de segunda a sexta-feira.
A aula inaugural do módulo alumínio foi ministrada por Marcelo Gonçalves, engenheiro metalurgista do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que fez uma introdução sobre a história, os processos de obtenção e transformação do alumínio, as suas principais propriedades e os grandes campos de aplicação, com destaque para a construção civil.
“Estou falando das diversas aplicações do alumínio no dia-a-dia, para que os alunos possam relacionar essa presença com o conteúdo da aula e, dessa forma, manter esse aprendizado na lembrança”, explicou Gonçalves.
Cerca de 30 alunos estavam presentes no sábado, entre alunos do último ano de graduação do curso de Arquitetura do próprio Belas Artes e profissionais de arquitetura e construção civil indicados pelas entidades parceiras no projeto.
“Este curso também representa uma grande oportunidade para os alunos se aproximarem dessas entidades, para pesquisar e conhecer mais sobre os outros materiais e suas aplicações”, ressaltou Kezia Cristina Jorge, do nono semestre de arquitetura do Belas Artes.
“Pretendo utilizar cobertura metálica no meu trabalho de conclusão e é importante saber que posso usar outros materiais, como o alumínio, no meu projeto; este curso está sendo muito válido por nos dar uma noção melhor sobre cada material”, complementou a colega Laurimar Coelho.
O curso também atraiu profissionais que já atuam no mercado, como é o caso de Luiz Ferrarini, da Companhia Brasileira de Alumínio – CBA, que tem interesse em conhecer melhor os outros materiais cobertos pelo programa do curso de extensão: “aqueles que já são formados e trabalham com determinado material estão transparecendo esse interesse; por enquanto as aulas ainda não abordaram muito a parte técnica, ficando apenas nas apresentações das vantagens e das aplicações de cada material”, explicou.
A próxima aula do módulo Alumínio será no dia 12 de junho com uma visita monitorada à CBA, quando os alunos poderão visitar as áreas de produção da fábrica, desde a chegada da bauxita aos processos de laminação e extrusão.