MRN amplia capacitação em off road para prevenção de acidentes e segurança nas atividades em campo – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

MRN amplia capacitação em off road para prevenção de acidentes e segurança nas atividades em campo

12 de janeiro de 2022

 

Na Mineração Rio do Norte (MRN), o termo “off road” tem a finalidade de conduzir veículos em atividades de trabalho, em locais de difícil acesso como obras, lavras, pesquisas e outras atividades de campo em estradas não pavimentadas. Mas com a devida segurança.

Segundo Raphael Cadinelli, gerente geral de Projetos e Obras da MRN, a empresa investe na infraestrutura, nos veículos e no preparo das pessoas para a adequada e segura condução.

“O objetivo da capacitação de condutores para atividades “off road” é melhorar cada vez mais a performance, tornar a condução mais confortável,  segura e evitar acidentes envolvendo as equipes próprias e times contratados”.

Os veículos utilizados nas atividades em campo são os mesmos dos adotados nas capacitações (pick ups) e possuem além sistema de tração nas quatros rodas, sistemas internos de controle e célula ROPS, abreviação do termo em inglês “Roll Over Protective Structure”, que significa estrutura protetora contra capotamento. Além de conhecerem detalhadamente todos os recursos dos veículos, os condutores aprendem os diversos tipos de terrenos e possíveis situações de adversidade presentes nos deslocamentos e, principalmente, as alternativas e formas de condução segura.

Faz parte da capacitação da MRN a condução prática em uma pista de “off road” que é composta por nove obstáculos, a exemplo de rampa molhada, caixa de lama, aclive e declive com ângulo de ataque, inclinação lateral, erosão entre outros cenários possíveis de serem encontrados no campo. O objetivo da pista é uma capacitação prática e mais próxima possível da realidade em campo.

O time de instrutores/multiplicadores interno recebe três dias de treinamentos entre aulas teóricas e práticas que totalizam 24 horas de carga horária. Após os teste e aprovação, tomam-se aptos a multiplicarem os principais conceitos de direção defensiva e técnicas “off road” aos demais empregados que utilizam veículos por meio de capacitações teóricas e práticas de 4 horas. Hoje, são utilizados três modelos diferentes de pick-ups nos treinamentos.

“As boas práticas de segurança do trabalho mantidas pela empresa se desdobram em ações desde a integração, passando por capacitações, apoio e acompanhamento em área, campanhas de informação, reforço e conscientização, iniciativas preventivas e corretivas”, completa Raphael Cadinelli.