MRN comemora 35 anos de operações
Mineradora tem capacidade produtiva de 18 milhões de toneladas/ano de bauxita
No próximo dia 13 de agosto, a Mineração Rio do Norte (MRN) comemora 35 anos de seu primeiro embarque de bauxita. Nesta data, em 1979, partia de Porto Trombetas o primeiro navio carregado com 21 mil toneladas do minério rumo ao Canadá. Desde lá, a MRN cresceu e tornou-se a maior produtora nacional da matéria-prima do alumínio. Do início das suas operações até hoje a empresa já embarcou mais 395,7 milhões de toneladas de bauxita.
Hoje, além de ser uma das maiores empregadoras do Pará – com mais de 87% de seu quadro de empregados originários do estado – a presença da empresa na região também se reflete nos investimentos em projetos sociais com foco em saúde e segurança, meio ambiente, educação e cultura e desenvolvimento sustentável. Atualmente, 78 projetos estão em andamento, beneficiando mais de 80 mil pessoas da região, sendo alguns desses projetos já são executados há mais de 10 anos.
Meio ambiente
Em 35 anos a MRN replantou 114 milhões de árvores e reabilitou 2.718 hectares. Depois de reflorestadas, as áreas passam a integrar os programas de monitoramento ambiental, iniciado em 1995, com o objetivo de avaliar a efetividade do reflorestamento.