MRN estimula o crescimento profissional da juventude em Oriximiná (PA) – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

MRN estimula o crescimento profissional da juventude em Oriximiná (PA)

26 de abril de 2023

 

O quadro de jovens profissionais da Mineração Rio do Norte (MRN) é integrado por 108 pessoas com idade 18 e 29 anos. Aos 21 anos, Diego Soares atua há três anos na Usina de Geração de Energia que alimenta o distrito de Porto Trombetas, no oeste do Pará.

“Assim que meu ensino médio terminou, o processo seletivo para Jovem Aprendiz da MRN abriu. Fiz as provas e, quando o resultado saiu, não acreditei e fiquei muito feliz. Hoje no meu setor há vários profissionais que são referências. Aqueles que as pessoas olham e dizem: ‘chama ele, que ele pode resolver’. É onde quero chegar. Falta muito, mas sei que, lá na frente, serei eu também ajudando outros jovens”, afirma.

Ao ver a trajetória do Diego, o gerente técnico de Manutenção Elétrica, Ney Demétrio, também lembra de quando entrou na empresa. Recém-formado no curso de Técnico em Eletrônica, ele desembarcou em Porto Trombetas na década de 80, com apenas 19 anos de idade. Hoje, aos 56, ele salienta que um dos principais diferenciais do jovem no mercado de trabalho é o rápido domínio da tecnologia. Uma realidade que, na época como estagiário, era distante.

“Não era como hoje. Por isso, o que podemos fazer para ajudar esses jovens que estão chegando é exatamente repassar tudo que for importante para o desenvolvimento profissional. Dicas e apoios que fazem a diferença no futuro deles. Mas, ao mesmo tempo, se permitir aprender com eles. Eu observo que muitos deles conseguem nos passar coisas que não são do nosso conhecimento e nem do nosso domínio”, aponta.