MRN lança plataforma de aprendizado aos colaboradores – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

MRN lança plataforma de aprendizado aos colaboradores

18 de março de 2021

 

Uma live sobre inovação além da tecnologia, conduzida por Fábio Longo, especialista em estratégia e transição digital, foi o ponto de partida para o lançamento da plataforma de aprendizagem da Mineração Rio do Norte (MRN).

Remodelada, a plataforma vai atender as necessidades de desenvolvimento dos empregados, considerando o novo cenário mundial, que exige o constante aprendizado para novos desafios.

“Estamos desenhando uma nova proposta, que mantém nossos empregados no centro do processo para serem protagonistas de seu próprio desenvolvimento. Queremos cada vez mais subsidiar nossos empregados no desenho de suas carreiras e o desenvolvimento de temas relevantes apoiarão nesse processo”, assinala Luciane Mello, gerente de Desenvolvimento de Pessoas da MRN.

O novo modelo, construído a partir de pesquisas feitas com os empregados, viabiliza autonomia, personalização e mobilidade no processo de aprendizagem.

“Cada um tem sua própria maneira de aprender, incluindo horários distintos para se dedicar. Assim, nossos empregados poderão acessar quando, onde e como quiserem os novos conteúdos. Além disso, poderão participar de comunidades com temas que o interessam e, semanalmente, ter acesso a novos cursos antenados às novas tendências”, comenta Mello.

O conteúdo, que antes era desenvolvido em parceria com várias instituições de ensino em ambientes distintos, a partir de agora, passou a ser consolidado em um único espaço digital. Diversos cursos estarão disponíveis na plataforma, que terá, semanalmente, novos lançamentos categorizados em temas relevantes, tais como Inovação, Diversidade, Liderança, Novas Competências, que poderão ser acessados nas versões Web (Desktop e Notebook) e Mobile através do App YouKnow.

“Além disso, muitos treinamentos técnicos e comportamentais estarão em trilhas para que nossos empregados se atualizem de maneira fácil e contínua. Sendo assim, cada um poderá construir sua própria trilha de aprendizado, escolhendo os conteúdos que fazem sentido naquele momento, de maneira personalizada”, reforça a gerente de Desenvolvimento de Pessoas da MRN.

Com o lançamento da plataforma de aprendizagem remodelada, pautado por um bate-papo sobre inovação além da tecnologia, a MRN demonstra aos empregados a importância da empresa adaptar-se constantemente em seus processos frente aos contínuos desafios desse novo momento.

“Sabemos o quanto Desenvolvimento é um tema valorizado para todos nós e, em 2021, esse tema estará posicionado em um novo patamar. Falar sobre inovação além da tecnologia, reforça a necessidade de mudança de modelo mental, potencializando nossos processos ao redesenhá-los focados nos usuários, para que tenham a melhor experiência. Para isso, a tecnologia é o meio, mas não o fim. Em relação a Desenvolvimento de Pessoas, acreditamos que a tecnologia será o meio para que ofereçamos a melhor experiência de aprendizagem para todos”, declara Mello.

Renato Staudinger, gerente de Tecnologia da Informação da MRN, destaca a importância da participação dos empregados nos cursos disponíveis na plataforma, contribuindo para a preparação das equipes nesse momento de transformação digital, que está sendo construído pela empresa.

“Tecnologia é um tema constante em várias áreas, ampliado com a inovação, que proporciona a jornada da transformação digital na MRN. Estamos em um momento de investimentos para aumentar a disponibilidade de internet, para melhorar nossas redes e qualidade de conexão. Temos muitas iniciativas em várias áreas e essa plataforma vem para direcionar e organizar, dando diretriz para nos prepararmos de forma assertiva”, avalia.

Transformação digital 

No bate-papo sobre inovação além da tecnologia, o economista e administrador Fábio Longo, especialista em estratégia e transição digital, abordou os ciclos históricos de inovações, pontuando que o momento atual de aceleração tecnológica quebra a lógica destes ciclos, que envolveram momentos de adoção, crescimento e evolução. Hoje, a demanda é por uma adaptação ágil.

“A diferença da revolução atual é a velocidade sem precedentes, quando precisamos conhecer e praticar o mais rápido possível novos conceitos e modelos como indústria 4.0, startups e hackatons”, explica.

O especialista pontuou que transformação digital tem a ver com pessoas e a tecnologia é um vetor para essa transformação. E destacou que, para se adaptar a esse contexto de tantas mudanças, o importante é trazer conceitos e métodos inovadores como o modelo das startups, empresas de base tecnológica com estrutura enxuta, que já nasceram com capacidade rápida de mudança para se adaptar a novos contextos.

“Uma das práticas destas empresas é criar soluções ou produtos que as pessoas precisam. Foi assim que a MRN pensou no processo de renovação de sua plataforma de aprendizagem. É preciso desenhar seus processos e projetos a partir das necessidades das pessoas e com agilidade. Ser ágil é ser assertivo e adaptável, construindo junto aos usuários, para desenvolver produtos que se aproximem do que eles desejam”, exemplifica.

Para dar o primeiro passo rumo à transformação digital, segundo Longo, a empresa deve começar com pequenas jornadas, celebrar e aprender com erros, para aprimorar as próximas experiências.

“Estudar na plataforma de aprendizagem é uma parte da jornada. Para poder evoluir e ir praticando o mais rápido possível, pois, assim, esse conhecimento vai se tornar um princípio, que fará parte do dia a dia, se tornará um valor e vai contribuir para a transformação digital”, analisa. O especialista destacou também a importância do papel das lideranças neste processo. “O papel delas está em entender essa transformação, estimular a aprendizagem, a formação de times multidisciplinares e a prática, para avançar nessa transformação”, conclui.