MRN promove curso de bombeiro civil para quilombolas e indígenas de Oriximiná (PA) – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

MRN promove curso de bombeiro civil para quilombolas e indígenas de Oriximiná (PA)

4 de agosto de 2022

 

Com o suporte técnico e parceria do Centro de Estudos Sociais Interestadual (CESI), a Mineração Rio do Norte (MRN) conduziu o projeto piloto de capacitação profissional de comunitários do município de Oriximiná, no oeste do Pará. Os primeiros frutos dessa experiência já foram colhidos. Mais de 30 alunos, oriundos da comunidade quilombola Boa Vista e aldeia indígena Mapuera, receberam, na terça-feira (02/08), o certificado do curso de qualificação de Bombeiro Civil.

A capacitação prática e teórica teve carga horária de 240 horas e contemplou aprendizado sobre prevenção e combate a incêndio; aspectos legais, teoria do fogo, proteção contra incêndio, técnicas de combate a incêndio; equipamentos de operação manual, equipamentos de sistemas fixo e operação automática e equipamentos auxiliares; EPI e EPR (Legislação, proteção individual, origem e os riscos) e salvamento em altura, normas, procedimentos, técnicas de resgate, entre outros.

“A realização do curso de bombeiro civil teve por objetivo prepará-los tecnicamente, para que tenham oportunidades de ingressar no mercado de trabalho, garantindo um futuro de sucesso”, explicou Elessandra Correa, analista de Relações Comunitárias da MRN. Ela destaca que foi feito um mapeamento para identificar as principais oportunidades locais e, entre as demandas, sobressaíram os cursos de bombeiro civil e vulcanizador.

Criado em 1999 como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), o CESI foi idealizado por pesquisadores e ativistas humanitários para atuar nas comunidades e periferia do Rio de Janeiro. O centro compõe uma rede de movimentos da sociedade civil, que trabalham com políticas antirracistas e de integração dos negros.