MRN promove Semana Interna de Prevenção de Acidentes na Mineração – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

MRN promove Semana Interna de Prevenção de Acidentes na Mineração

14 de setembro de 2021

 

A partir do tema “Atitudes segura, vida saudável”, empregados da Mineração Rio do Norte (MRN) e suas parceiras contratadas participam da Semana Interna de Prevenção de Acidentes na Mineração (Sipatmin) 2021, que segue até 17 de setembro em formato híbrido (presencial e on-line). A programação contempla palestras e ações interativas que destacam a importância das atitudes seguras no trabalho, em casa e em qualquer lugar.

Para mostrar a relevância do cuidado com as equipes de empregados e contratados dentro e fora da MRN, a Sipatmin 2021 traz na programação algumas atividades voltadas aos filhos dos empregados.

“Por meio da nossa equipe de Bombeiros Industriais levaremos os principais conceitos de prevenção, cuidado e segurança aos pequenos estudantes. Esta é uma forma de contribuirmos para apoiar a preparação da próxima geração e cultivarmos práticas seguras no dia a dia”, comenta Flávio Trioschi, gerente da área de Segurança do Trabalho da MRN.

Josenilda Mota, 38 anos, nasceu em Oriximiná e trabalha há 7 anos na MRN, onde começou como operadora de Equipamento Industrial I. Há um mês é técnica de Controle de Operações. Sem registro de acidentes e na interface diária de orientação, prevenção e segurança com os demais empregados de sua área, ela participa da Sipatmin e destaca os momentos de interações entre as equipes, como o Concurso de Paródias e o Cine Sipatmin, que contribuem para compartilhar mensagens positivas e fortalecer a cultura da segurança de forma leve e com a participação de todos.

“Hoje trabalhamos o corpo a corpo diário pela prevenção da segurança em minha área, orientando uma equipe de 37 pessoas para a prioridade de sempre buscar a melhor forma segura de trabalhar. Eu nunca me acidentei. Temos também empregados com 30 anos de empresa que nunca se acidentaram. A Sipatmin é um momento importante para engajar, porque prega que a segurança tem que estar em nosso dia a dia dentro e fora da empresa e que devemos compartilhar os conhecimentos de prevenção de acidentes também em casa, por exemplo. Acho muito bacana também o evento envolver os empregados em programações como o Concurso de Paródia e o Cine Sipatmin porque eles trazem uma interação leve, tornando mais simples para os empregados absorverem bem as mensagens sobre segurança preventiva”, relata Josenilda Mota.

Programação

Temas alusivos à segurança e ao bem-estar compõem as atividades da Sipatmin, que é organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Mineração (Cipamim) em parceria com os empregados da MRN e apoio da área de Segurança da empresa.

“Na Sipatmin, o foco é o cuidado com os trabalhadores empregados e contratados, extensivo também às famílias deles. Neste evento, os empregados são os protagonistas das ações de segurança”, assinala Flávio Trioschi.

O evento híbrido segue todos os cuidados e protocolos de saúde neste período de pandemia com participação presencial reduzida, uso de máscaras e higienização com álcool em gel. A programação on-line gravada é compartilhada com os empregados e contratados de todas as áreas da empresa.

“É um momento de celebração para lembrar que as práticas seguras devem ser diárias. Movimentamos as equipes para o engajamento em torno do tema com várias palestras. Também reconhecemos os empregados que se destacaram com atitudes de segurança em 2020 e premiamos os melhores vídeos para o Cine Sipatmin, produzidos pelos empregados com atividades desenvolvidas de forma segura, e as melhores mensagens criativas sobre segurança no Concurso de Paródia. Percebemos que este evento faz a diferença porque reforçamos e envolvemos todos os participantes nos conceitos sobre a cultura e prática diária da segurança”, conclui Bruno Prado Meireles, presidente da Cipamin e gerente de Operação de Mina da MRN.