MRN recebe comunidades para apresentar fluxo sustentável da empresa no Pará – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

MRN recebe comunidades para apresentar fluxo sustentável da empresa no Pará

29 de março de 2023

 

Promovido pela Mineração Rio do Norte (MRN) há mais de 20 anos, o Programa de Visitas de Comunidades apresenta à população de Porto Trombetas, no município de Oriximiná (PA), cada etapa do ciclo sustentável da mineração de bauxita. Na visita às instalações da empresa, todos têm a oportunidade de tirar dúvidas sobre lavra, tecnologias empregadas no monitoramento de barragens e o reflorestamento em áreas mineradas.

“Essas visitas são realizadas mensalmente. Trazemos não apenas os comunitários vizinhos às nossas operações, mas também os familiares dos empregados. É um momento muito especial no qual eles podem ver e sentir o que fazemos aqui, entendendo todo nosso fluxo operacional e conhecendo de perto nossas práticas sustentáveis”, explica Jaiane Queiroz, analista de Comunicação e líder do Programa de Visitas com as Comunidades.

A primeira visita de 2023 foi realizada com as comunidades de Alema e Cabeceira dos Claudios, do município de Terra Santa.

“É muito importante estarmos aqui porque podemos contar o que vimos para aqueles que ainda não vieram. Minha dúvida maior era sobre a floresta, em como ela retornaria ao mais próximo do que era. E no Viveiro Florestal entendemos como a empresa tem feito o reflorestamento na região. Muitas vezes eu posso não ver, mas meus filhos, meus netos no futuro verão”, relatou Francisco Ferreira, coordenador da comunidade Alema.

Durante as visitas, os comunitários recebem ainda orientações quanto ao Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM).

“Nós acreditamos no poder e na força do diálogo e da transparência. Então nós estamos aqui para que as pessoas vejam e vivenciem tudo de perto. Percebam que estamos trabalhando com segurança, integridade, responsabilidade e bastante focados na sustentabilidade.  Nada é programado, as pessoas chegam e veem os empregados da empresa no dia a dia deles e a operação como ela é”, compartilha Karen Gatti, gerente geral de Comunicação da MRN.