MRN recebe recomendação de certificações que atestam compromisso com a segurança e sustentabilidade das operações – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

MRN recebe recomendação de certificações que atestam compromisso com a segurança e sustentabilidade das operações

28 de outubro de 2022

 

A Mineração Rio do Norte (MRN) recebeu recomendação para manter a certificação do Sistema Integrado de Gestão, do órgão certificador Bureau Véritas Certification (BVC) e foi acompanhada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), baseado nas duas normas essenciais: ISO 45001 (Segurança e Saúde Ocupacional) e ISO 14001 (Gestão Ambiental).

Em termos mais didáticos, a ISO 45001 garante o controle dos perigos e riscos na organização das atividades desenvolvidas, o atendimento aos requisitos legais aplicáveis de SSO (Saúde e Segurança Ocupacional) e a prevenção de ações trabalhistas por práticas corretas de gestão e a prevenção de incidentes na organização. Já a ISO 14001 atua com premissas para garantir o desenvolvimento sustentável com foco na prevenção da poluição, preservação do meio ambiente e diminuição dos impactos ambientais.

Entre os pontos destacados pelo órgão certificador BVC sobre a evolução da empresa no ciclo de auditorias realizadas nos últimos anos, estão a capacitação dos auditores internos nas normas e a capacidade dos auditados em atender aos requisitos especificados de forma ágil e profissional.

Segundo Wvagno Ferreira, gerente geral de Gestão, Desempenho e Risco da MRN, a certificação confirma que a empresa está comprometida com uma gestão segura e socialmente responsável.

“Esta manutenção da certificação, evidencia que estamos no caminho certo na busca da melhoria contínua do Sistema Integrado de Gestão e no atendimento de requisitos legais relacionados à gestão de segurança no trabalho, saúde ocupacional e meio ambiente”, afirma.

O escopo da auditoria de manutenção envolveu os processos de planejamento, mineração, transporte, beneficiamento, embarque fluvial de bauxita, geração de energia e as instalações do distrito de Porto Trombetas, no município de Oriximiná, onde a MRN mantém as operações de produção de bauxita.

De acordo com Ferreira, essas conquistas acabam influenciando positivamente o trabalho das equipes da MRN.

“Este ciclo costuma nos impulsionar sempre para executarmos ações que visam melhoria de desempenho, adequação e eficácia, tendo a área de gestão estratégica e riscos como um mediador entre as demais áreas da empresa, promovendo a disseminação de conhecimento metodológico e entendimento adequado dos requisitos aplicáveis das normas em questão”, comenta animado.