MRN reflorestou mais de 500 hectares no Pará em 2020 – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

MRN reflorestou mais de 500 hectares no Pará em 2020

14 de janeiro de 2021

 

Com os desafios da pandemia para manter em campo equipes de trabalho, seguindo os protocolos das autoridades de saúde, a nossa associada Mineração Rio do Norte (MRN), cumpriu a meta de reflorestar uma área de 519 hectares em 2020, acima da média anual, que gira em torno de 350 a 400 hectares. Para este trabalho recorde em Porto Trombetas, município de Oriximiná (PA), foram utilizadas 537.352 mudas de 64 espécies nativas, produzidas no viveiro florestal da empresa, e outros 3.837 quilos de sementes nativas, adquiridos junto a comunitários quilombolas e ribeirinhos da região.

“Mantivemos os trabalhos durante o ano todo com o preparo de novas áreas, coleta de sementes, produção de mudas, monitoramento das áreas, Banco de Germoplasma, combate a espécies exóticas invasoras, enriquecimento e adensamento de áreas, salvamento de flora, entre outras atividades”, relata o engenheiro da MRN, Ruberval Cardoso.

Nos trabalhos de reflorestamento para a restauração de áreas mineradas, a MRN também envolve comunidades ribeirinhas e quilombolas desta região. Ano passado, a empresa adquiriu 3.837 quilos de sementes nativas junto a estes comunitários.

A empresa também envolve os comunitários da região nas atividades sazonais de plantio e reflorestamento.

“No viveiro florestal temos um quadro de 20 empregados e no período que favorece o plantio das mudas são contratados, em média, 90 comunitários das comunidades ribeirinhas e quilombolas para a execução do plantio para o reflorestamento destas áreas de mina”, comenta o analista ambiental da MRN Jocenildo Marinho.