Novelis e Rede Educare já inauguraram mais de 20 Cantos de Leitura em diversas cidades do país – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Novelis e Rede Educare já inauguraram mais de 20 Cantos de Leitura em diversas cidades do país

7 de dezembro de 2021

 

Desde 2016, a Novelis patrocina o projeto Cantos de Leitura, que entrega espaços lúdicos com acervos de livros para que pessoas em vulnerabilidade social tenham acesso à cultura. Ao final de 2021, a empresa e a Rede Educare, especializada em leis de incentivo, terão inaugurado 22 unidades em diversas cidades do Brasil.

Os primeiros Cantos de Leitura foram inaugurados em 2016, em São Paulo (SP), na Casa do Zezinho, e em Santo André (SP), na Instituição Cidade dos Meninos. Desde então, outros espaços foram abertos em cidades como Pindamonhangaba (SP) – onde está localizada a fábrica da Novelis –; Jaboatão (PE); Recife (PE); Salvador (BA); Curitiba (PR); entre outras. A última inauguração, ainda este ano, acontecerá em Brasília (DF), na Cooperativa CENTCOOP. Serão doados 1.200 livros para o espaço que poderá ser acessado pelos 450 cooperados e seus familiares, no horário entre 8h e 21h.

No total, a Novelis e a Rede Educare já doaram 26.400 livros para beneficiar quase 40 mil pessoas que têm acesso aos Cantos. Os espaços, além de engajar a comunidade na busca por mais conhecimento e cultura, também chegam a ser utilizados para aulas gratuitas de reforço escolar e inglês. Em 2020, os espaços precisaram ficar fechados por conta da pandemia, mas desde outubro deste voltaram a serem reabertos para o público.

“É uma alegria, para nós da Novelis, ver o Cantos de Leitura crescer e, especialmente agora, voltar a funcionar. Nossa intenção é fazer com que essas pessoas, que anseiam por adquirir novos conhecimentos, mas não têm o devido acesso aos materiais necessários, possam deter essa poderosa ferramenta de evolução que é a leitura e viajem nos mais diversos temas que constam nesses livros”, ressalta Eunice Lima, diretora de comunicação e relações governamentais da Novelis América do Sul.

“Com foco na formação de novos leitores, o Cantos de Leitura acredita na abertura de perspectivas, na partilha de entendimentos e na socialização. Queremos estimular o contato de crianças, jovens e até adultos com a literatura, possibilitando o acesso gratuito da comunidade ao conhecimento” explica Kátia Rocha, diretora da Rede Educare.