Novelis inicia nova parceira com o programa Reciclar pelo Brasil
A Novelis acaba de firmar mais uma parceria com a ANCAT – Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis, e se une à plataforma ‘Reciclar pelo Brasil’, programa de reciclagem inclusiva. A empresa passa a fazer parte de um grupo de 18 companhias que atuam pelo avanço da Logística Reversa com um olhar humano para a melhoria das condições de trabalho dos catadores e a profissionalização das cooperativas e associações de reciclagem.
O Reciclar pelo Brasil atua na regularização, melhoria e profissionalização do trabalho desses coletivos de catadores, além de se dedicar ao cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Neste contexto, a Novelis traz para o projeto sua expertise e um olhar de transformação, apresentando os recursos necessários e adequados para melhorias de infraestrutura e de capacitação dos trabalhadores.
“Estamos atentos a todos os elos dessa cadeia de reciclagem, pois temos como prioridade colaborar para a profissionalização do setor, contribuindo para a geração de renda de mais de 800 mil famílias que vivem da atividade. Nossa parceria com a ANCAT é extremamente importante, pois a entidade é representativa dos interesses dos milhares de catadores e catadoras de todo o Brasil”, afirma Eunice Lima, Diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis.
Mais do que apoiar o projeto, os integrantes do Reciclar pelo Brasil colaboram com as decisões sobre cada atividade executada e com os rumos da plataforma. O trabalho é realizado coletivamente e estruturado por quatro valores fundamentais: colaboração, transparência, eficiência e a busca por ir além do compliance.
Prestes a completar sete anos, o Reciclar pelo Brasil apresenta números expressivos relativos à logística reversa. Até hoje, foram recuperadas mais de 664 mil toneladas de resíduos, que deixaram de ir para lixões, aterros sanitários ou para o meio ambiente e que, pelo trabalho dos catadores de materiais recicláveis, retornaram à cadeia produtiva, gerando trabalho e renda para milhares de pessoas.
O programa está presente em 234 cidades e registra mais de mais de 413 milhões em vendas de materiais recuperados pelas organizações vinculadas à plataforma. Com foco na formalização administrativa e no desenvolvimento técnico e da infraestrutura das organizações de catadores, o Reciclar pelo Brasil proporcionou, na sua 6ª fase, a renda média mensal de R$1413,00 para estes profissionais, valor acima do salário-mínimo.
“A parceria com as empresas integrantes do Reciclar Pelo Brasil tem promovido crescimento econômico, fortalecido as atividades das cooperativas e priorizado a participação dos catadores e catadoras de materiais recicláveis na cadeia da reciclagem em todo o país, contribuindo para que a economia circular seja cada dia mais inclusiva”, destaca o presidente da ANCAT, Roberto Rocha, ao completar que a entrada da Novelis abrilhanta e fortalece ainda mais esse trabalho de cooperação.