Novelis irá reciclar mais de 11 toneladas de latas consumidas no Rock in Rio Brasil 2022 – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Novelis irá reciclar mais de 11 toneladas de latas consumidas no Rock in Rio Brasil 2022

10 de outubro de 2022

 

A Novelis será a responsável por reciclar mais de 11 toneladas de latinhas de bebidas consumidas durante os sete dias de apresentações do Rock in Rio Brasil 2022, realizado em setembro. Toda a sucata de alumínio recolhida no evento passou por separação e pesagem antes de ser enviada para o centro de coleta da empresa localizado em São Gonçalo (RJ), de onde partirá para a fábrica localizada em Pindamonhangaba (SP).

O reaproveitamento das embalagens será possível devido à parceria entre a ANCAT (Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis), a startup Reutiliza Já e a colaboração de 80 catadores das cooperativas Recicla Mais, Cooper Ecológica e Coopama, que unidas desenvolveram um trabalho inédito – desde a triagem dos materiais recicláveis até a rastreabilidade dos resíduos com a tecnologia blockchain, que proporciona o mapeamento de dados ligados à economia de energia, impacto social, extração de matéria-prima da natureza e emissão de carbono evitada a partir do reaproveitamento do material recolhido.

De acordo com os dados contabilizados pela plataforma ANCAT Reutiliza Já, com a reciclagem das mais de 11 toneladas de latinhas de alumínio, será poupada a extração de aproximadamente 56 toneladas de bauxita, necessária para a produção do alumínio primário. As latas coletadas contribuem ainda para o modelo de referência de economia circular que, em 2021, alcançou o índice histórico de reciclagem de 98,7%.

“A partir da reciclagem, minimizamos o impacto no planeta, pois para cada um quilo de lata reciclada é poupada a extração de cinco quilos de bauxita. Além disso, temos matéria-prima para novas embalagens, já que o alumínio é infinitamente reciclável e não perde suas propriedades no processo”, explica Beatriz Sobreira, gerente sênior de Estratégia e Sustentabilidade da Novelis América do Sul.

No âmbito social, 350 pessoas foram beneficiadas diretamente e mais de 100 toneladas de todos os tipos de materiais recicláveis recolhidos no festival voltarão, em breve, à indústria. As empresas parceiras do festival – Coca-Cola, Braskem, Natura, Heineken, Nissin e Pepsico – serão beneficiadas com o retorno dos itens reaproveitados.