Pesquisa da Hydro sobre aproveitamento de resíduos de bauxita recebe prêmio internacional – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Pesquisa da Hydro sobre aproveitamento de resíduos de bauxita recebe prêmio internacional

16 de novembro de 2020

 

A Hydro é a grande vencedora do prêmio TMS Light Metals Award 2020, promovido pela The Minerals, Metals & Materials Society. A premiação, realizada nos Estados Unidos, é considerada uma das mais importantes do setor de metais e avalia projetos de inovação a nível global. Esta é a primeira vez que um estudo realizado no Brasil é eleito pela instituição.

O artigo “Bayer Process Towards the Circular Economy – Soil Conditioners from Bauxite Residue”, foi o vencedor na categoria principal, recebendo o “Overall Light Metals Awards”. O estudo apresenta os primeiros resultados alcançados da pesquisa para uso do resíduo de bauxita da Alunorte, refinaria da Hydro no Pará, como condicionador de solo na agricultura local. O mesmo case também foi vencedor da categoria Alumina e Bauxita, conquistando o prêmio Light Metas Subject Awards. Os prêmios serão entregues em um evento a ser realizado em fevereiro de 2021 na Flórida, Estados Unidos.

O trabalho vencedor faz parte do convênio entre a Hydro e o Instituto Senai de Inovação em Tecnologias Minerais (ISI-TM) firmado em 2019 para o desenvolvimento de destinações mais sustentáveis para o resíduo de bauxita. A pesquisa faz parte dos esforços da empresa em reduzir áreas de depósitos de resíduo e encontrar soluções que beneficiem outras indústrias e a sociedade. A parceria prevê desde a caracterização física, química e mineralógica do resíduo de bauxita até a elaboração de plano conceitual e projeto executivo para implementação de uma planta-piloto na empresa.

“Este reconhecimento internacional do nosso trabalho demonstra que estamos no caminho certo para tornar a Alunorte uma referência global para aproveitamento de resíduo de bauxita, consolidando uma posição de liderança na indústria. Os resultados destas pesquisas irão permitir o desenvolvimento de produtos alternativos, reduzindo assim, o uso de matérias-primas convencionais não renováveis, gerando assim a diminuição da pegada ambiental da companhia além de promover o aumento de vida útil das áreas de depósito de resíduos sólidos”, afirma Marcelo Montini, Consultor Químico Sênior da Hydro.

Mais informações: https://www.hydro.com/pt-BR/imprensa/noticias/2020/pesquisa-para-aproveitamento-de-residuos-de-bauxita-feita-pela-hydro-e-pelo-instituto-senai-de-inovacao-em-tecnologias-minerais-recebe-premio-internacional/