Presença de mulheres na área operacional da Alcoa cresceu 137% – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Presença de mulheres na área operacional da Alcoa cresceu 137%

23 de março de 2023

 

Há 20 anos, a Alcoa investe na construção de ambientes de trabalho diversos e plurais para diferentes grupos sub representados, mas com pioneirismo para as mulheres. Tanto que, hoje, a atuação feminina em postos operacionais cresceu 137% entre 2020 e 2023, já representando 25% dos colaboradores que trabalham nas operações de Juruti (PA), São Luís (MA) e Poços de Caldas (MG).

O aumento da contratação de mulheres e o incentivo ao desenvolvimento de suas carreiras são apenas algumas iniciativas que fortalecem o modelo de equidade, inclusive salarial, praticado pela empresa. Elas contam com o apoio do grupo de inclusão Rede de Mulheres da Alcoa (AWN), e também do Advance, programa específico de aceleração de carreira e preparação para posições estratégicas.

Apenas em 2022, 30,2% das posições estratégicas eram ocupadas por líderes femininas, tais como superintendentes, supervisoras, gerentes, coordenadoras, entre outras.

Marcela Vasconcelos foi a primeira mulher a ocupar o cargo de supervisão de Infraestrutura e Segurança Patrimonial em 56 anos da unidade de Poços de Caldas (MG). Hoje, a profissional lidera um time com 11 homens, sendo responsável por toda a infraestrutura necessária para o funcionamento da refinaria. A engenheira química iniciou carreira na empresa como estagiária e foi conquistando diferentes posições até chegar ao atual desafio.

“O comportamento feminino de empatia e bondade é visto como incompatível com a assertividade e a confiança dos homens. Para vencer essa visão, busquei conhecimento e mostrei resultados. Foi assim que consegui mais abertura e somei vários feedbacks positivos. Trabalho com capacete na cabeça e bota com biqueira, mas faço o que amo e me sinto feliz” destaca Marcela.