Programa de reciclagem de cápsulas de alumínio da Nespresso completa 10 anos
A nossa associada Nespresso está comemorando 10 anos do seu programa de reciclagem de cápsulas de alumínio. Atualmente, as embalagens usadas pelos consumidores são enviadas para o centro de reciclagem da companhia, em Osasco (SP), local onde é a feita a separação dos resíduos, sem o uso de água.
A marca investe mais de R$ 5 milhões por ano em ações ligadas à reciclagem e conta com mais de 200 pontos de coleta pelo país.
“Com a pandemia, nossos esforços têm sido redobrados, incentivando ainda mais a separação dos resíduos em casa e recomendando a melhor forma de descarte. Vale ressaltar que a Nespresso oferece a todos os consumidores pelo menos uma solução para a reciclagem de cápsulas usadas. Nossa meta é chegar a 20% de reciclagem efetiva até o fim de 2021 e 50% até 2025″, relata Cecilia Seravalli, gerente de Sustentabilidade da companhia no Brasil.
Processo de reaproveitamento
Enquanto o pó de café retirado das embalagens é compostado, tornando-se adubo orgânico, o alumínio, material infinitamente reciclável, retorna para o mercado de formas variadas, tais como canetas, bicicletas e até esquadrias para a construção civil.
Entre os benefícios da utilização do metal reciclado, destaca-se o fato de necessitar 95% menos energia quando comparado à fabricação do alumínio primário, além de colaborar com a redução significativa na pegada de carbono.
Por esses motivos, a Nespresso assumiu recentemente o compromisso de, até 2022, produzir suas cápsulas das linhas Original e Vertuo com alumínio reciclado — 80% e 85%, respectivamente. A companhia também pretende tornar-se carbono neutro até o próximo ano.