Programa de voluntariado da MRN fomenta ações sociais no oeste do Pará – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Programa de voluntariado da MRN fomenta ações sociais no oeste do Pará

24 de abril de 2023

 

O Programa de Voluntariado da Mineração Rio do Norte (MRN) tem o objetivo de estimular a conexão entre pessoas e a experiência de viver na Amazônia, por meio de encontros entre profissionais e comunidades tradicionais que proporcionam o aprendizado mútuo e a construção de um legado compartilhado. Dividido em 13 iniciativas, o programa conta com a participação de 50 empregados da empresa, de diferentes áreas, incluindo efetivo próprio e terceirizados, que se envolvem na construção de cada uma das etapas dos projetos.

Fernanda Mario, analista e coordenadora do Programa de Voluntariado, destaca o ‘Projeto Semeando Saber’ como um caso de sucesso da iniciativa.

“Esse projeto proporciona o contato inicial com a língua inglesa para crianças na faixa etária entre 5 e 11 anos do território quilombola Boa Vista. De forma lúdica e com metodologia adaptada para o universo infantil, os voluntários facilitam a familiarização com o novo idioma e, por meio de música, dança e muitas brincadeiras, as crianças estão chegando mais preparadas para as séries que possuem o idioma em sua grade curricular”, explica.

Outras iniciativas do projeto são a Feira de Artesanato de Porto Trombetas e o Casamento Comunitário. A primeira, realizada em setembro de 2023, reuniu comunidades quilombolas e os moradores de Porto Trombetas em evento que valorizou trabalhos manuais, gastronomia e apresentações culturais. Já a segunda, realizada em novembro do ano passado, celebrou e oficializou, perante o Estado, a união de 12 casais de comunidades vizinhas.

“A Feira visava trazer visibilidade às criações de artesãos locais, bem como possibilitar novas fontes de renda, por meio do fortalecimento de relacionamentos; o casamento teve intuito de legitimar os vínculos afetivos dos casais e famílias, garantindo direitos aos companheiros que por vezes são protelados por ausência de recursos. Dois exemplos de como a jornada dos voluntários cruza com a vida dos comunitários fazendo deste um encontro que marca a vida de ambos”, comenta.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *