Programas de estágio da Alcoa e Alubar inserem estudantes no mundo corporativo – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Programas de estágio da Alcoa e Alubar inserem estudantes no mundo corporativo

18 de agosto de 2021

 

Nas indústrias de alumínio sediadas no Pará, os estagiários participam ativamente da rotina de trabalho, com desafios práticos compatíveis com a carga horária e os níveis de conhecimento e experiência. Na Alcoa, em Juruti, Kamila Silva é um bom exemplo dessa realidade. Estudante de Engenharia de Computação da Universidade Federal do Pará (UFPA), a estagiária está há cinco meses na empresa e afirma que mesmo no sistema home office, por conta da pandemia, esta é uma experiência única porque reforça a formação acadêmica à prática profissional.

“Antes de entrar na Alcoa, eu achava que não ia fazer quase nada relacionada a essa área, mas é o foco que mais temos. Para mim é muito positivo, porque no curso de Engenharia de Computação há várias áreas de atuação e boa parte eu posso aplicar no mercado de trabalho, como automação, internet das coisas, etc. Dá pra perceber que o que eu estou estudando não é em vão, pois tem aplicação prática”, explica Kamila.

Além do estágio, Kamila também é engajada em projetos de equidade de gênero: o Meninas na Engenharia e o Meninas na Computação, que estimulam a participação de mais mulheres na área de Ciências Exatas.
Para o gerente de Recursos Humanos da Alcoa Juruti, José Luiz Júnior, o estágio é uma oportunidade de desenvolvimento profissional e pessoal, já que os estudantes vivem experiências reais no cotidiano de uma grande empresa e tornam-se protagonistas, a partir dos desafios.

“Nosso propósito é oferecer aos estudantes a experiência real do universo corporativo, mostrando como é o trabalho na prática, por meio do desenvolvimento de atividades diferenciadas, preparando-os para o mercado de trabalho, a partir dos comportamentos e valores que fazem da Alcoa uma empresa íntegra e de excelência”, argumenta Luiz.

Desenvolvimento técnico e comportamental

A oportunidade de aliar teoria e prática na área de formação também é o que motiva Thallys Costalat em seu estágio na unidade da Alubar em Barcarena (PA). O jovem de 21 anos integra a equipe de Engenharia de Processo, auxiliando na coleta e análise de dados, produção de relatórios e acompanhamento das etapas de fabricação dos vergalhões e cabos elétricos de alumínio.

“Entrei na empresa em março de 2021 e é o meu primeiro estágio. Esse período tem sido bastante proveitoso, porque além das atividades técnicas, tenho aprendido a melhorar meu relacionamento interpessoal. O meu objetivo é desenvolver cada vez mais segurança para lidar com situações que vão aparecer no meu futuro profissional”, relata.

“A Alubar nos dá boas condições para aprender em um ambiente com grandes profissionais. Ela me dá oportunidade de ter uma visão ampla do processo de produção, de dialogar com outras áreas e não ficar limitado a um só departamento. Tenho acesso também a capacitações, além do aprendizado nos desafios do dia a dia. O fato de estar em um ambiente com bom clima de trabalho e com pessoas muito competentes me incentiva a dar o meu máximo também”, afirma Thallys Costalat.