Projeto da CBA auxilia a restauração florestal na região da Zona da Mata em MG – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Projeto da CBA auxilia a restauração florestal na região da Zona da Mata em MG

12 de janeiro de 2021

 

A parceria entre nossa associada Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV) tem rendido bons resultados nos projetos de restauração florestal na região da Zona da Mata, em Minas Gerais. O plantio de espécies nativas atrativas à fauna local – principalmente à avifauna – em áreas mineradas já está em fase avançada de desenvolvimento e tem atraído animais de pequeno, médio e grande portes, detectados por meio de equipamentos de monitoramento.

A instalação dos equipamentos iniciou-se em janeiro de 2021 e diversos bichos já foram observados, como o lobo guará (Chrysocyon brachyurus), a capivara (Hydrochoerus hydrochaeris), o jacu (Penelope obscura) e outras espécies de avifauna. A engenheira florestal da CBA, Juliana Paiva, explica que, embora prevaleça a presença de animais de pequeno e médio portes, os de grande porte, como as jaguatiricas, também podem aparecer realizando travessias.

 

“Os plantios de espécies próprias da fauna local assumem grande importância nesse caso, uma vez que ligam matas pré-existentes de Áreas de Preservação Permanente (APP), reservas legais, compensações florestais e áreas mineradas”, completa.

O professor da UFV, Sebastião Venâncio Martins, está otimista com os resultados.

 

“Quando encontramos uma espécie como o jacu – que é um dispersor de sementes da Mata Atlântica, ameaçado em muitas regiões, em um local em restauração florestal, indica que ele está encontrando alimento naquele lugar. É uma satisfação muito grande vermos esse resultado, pois é mais uma prova de que é totalmente viável restaurar uma área que teve a mineração de bauxita”, afirma.

O projeto de restauração florestal possui uma série de bioindicadores de qualidade ambiental pós-mineração, analisados em conjunto com o LARF – Laboratório de Restauração Florestal/UFV, os quais reforçam a escolha assertiva das técnicas de plantio, da seleção de espécies plantadas e do monitoramento.

O gerente das unidades da CBA na Zona da Mata, Christian Fonseca de Andrade, ressalta que a parceria com a UFV promove a melhoria contínua do modelo de reabilitação ambiental, desenvolvendo as melhores práticas de manejo, gestão das áreas mineradas e de referência internacional quando se trata de mineração sustentável.

 

Por meio dos trabalhos científicos, temos uma compreensão melhor dos benefícios gerados ao meio ambiente e, também, aos produtores rurais, que são os mais beneficiados com esses projetos. Os resultados positivos geram dados mais precisos para análise e acompanhamento”, enfatiza.

Para conduzir os Projetos de Restauração Florestal, o professor Sebastião Venâncio, da UFV, orienta os doutorandos, mestrandos e estudantes de graduação nas pesquisas.

 

“E o nosso time da CBA fornece informações das áreas a serem estudadas e disponibiliza máquinas e equipamentos, como tratores, escavadeiras e aparelhos de monitoramento, além de recursos, como insumos agrícolas e mão de obra”, completa Christian.