Projeto de reabilitação vegetal realizado na Alunorte recebe prêmio internacional – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Projeto de reabilitação vegetal realizado na Alunorte recebe prêmio internacional

4 de janeiro de 2021

 

A nossa associada Hydro foi premiada na 38ª edição do ICSOBA, um dos maiores eventos do trade de Bauxita & Alumina do mundo, com o artigo “Avaliação estratégica da reabilitação do resíduo de bauxita – um ano de monitoramento”. O trabalho venceu na categoria “Resíduo de Bauxita”. Tradicionalmente, são discutidas no evento soluções para a indústria do alumínio e os avanços em saúde, segurança e meio ambiente, além de pesquisas sobre a produção e melhoria de custos operacionais.

Apresentado pelo engenheiro de Projetos da Hydro, Yuuki Miura, o trabalho avaliou o sucesso da reabilitação realizada em oito locais de teste de 1.500 m² dentro da Área de Disposição de Resíduos Sólidos de Bauxita da Alunorte, refinaria de alumina localizada no Pará. Para tanto, foram monitoradas a regeneração natural, a mortalidade das plantas, a qualidade das águas residuais do escoamento e as informações biométricas da vegetação.

Todos os locais de teste foram revegetados em abril de 2019, recebendo diferentes espécies de plantas e coberturas com materiais próprios para revegetação. A qualidade das águas residuais foi avaliada bimestralmente e o comportamento das plantas, semestralmente.

Duas abordagens principais são empregadas em áreas de disposição: limitar e armazenar ou remediação in situ, que é o uso de materiais orgânicos para melhorar as condições do solo. No caso da Alunorte, foi testada a remediação com aplicação do caroço de açaí, por exemplo. Mais testes usando essa estratégia de remediação foram recomendados para avaliar a eficiência a longo prazo.

“O gerenciamento do resíduo de bauxita é considerado o grande desafio para a indústria de alumínio. Esta pesquisa nos permitiu verificar que a remediação é uma das saídas ambientalmente sustentável, com sucessão ecológica em menor tempo. Essa metodologia está alinhada à agenda de sustentabilidade e lucratividade da Hydro. Para 2021, foi reservada mais uma área de testes, na qual os estudos serão realizados com a participação de profissionais de instituições de ensino e pesquisa, nacionais e internacionais”, explica Yuuki Miura.

Investimentos

Na Alunorte, a disposição de resíduos já é feita, desde 2016, com o sistema de tratamento mais moderno do mundo, o filtro-prensa, que proporciona uma redução de 60% de água e reagentes químicos por tonelada de resíduos, permitindo o empilhamento a seco por meio de compactação e aumentando a segurança do depósito.

O processo inovador aumenta a capacidade de armazenamento de resíduos sólidos em comparação com os resultados de sistemas mais antigos. Os investimentos fazem parte da estratégia da Companhia de tornar a refinaria referência no setor de alumínio.