Projeto inédito de PD&I da ABAL retoma atividades em 2021 com workshop sobre soldagem do alumínio – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Projeto inédito de PD&I da ABAL retoma atividades em 2021 com workshop sobre soldagem do alumínio

23 de março de 2021

 

O projeto inédito de PD&I que reúne associadas da ABAL, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) e empresas ligadas à indústria automobilística e de transporte, segue a todo vapor em 2021.

Fruto da Aliança Estratégica com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), a iniciativa vai muito além do desenvolvimento da pesquisa. As equipes técnicas das empresas participantes se reúnem periodicamente, não apenas para discutir o desenvolvimento do projeto, mas também em workshops para aprofundar temas de interesse e fortalecer a troca de experiências entre o grupo.

No dia 18 de março foi realizado o quarto workshop do projeto, com foco em soluções e aplicações de soldagem do alumínio. Participaram representantes das empresas Aethra, Autolens, Böllhoff, CBA, ESAB, Grupo ReciclaBR, Hydro, Maxion, Novelis, Parker Lord, Prolind e Stellantis.

Objetivo final

A meta do projeto é desenvolver um sistema para estudo comparativo de desempenho de juntas de alumínio em estruturas de veículos automotores e de implementos de transporte. O prazo para a execução é até outubro de 2021.

“O modelo implementado pela ABAL e o IPT, a partir de uma gestão e desenvolvimento de excelência, virou referência inclusive para o Programa Rota 2030, elaborado pelo Governo Federal para desenvolvimento do setor automotivo no país”, explica Kaísa Couto, diretora da Área Técnica da ABAL.