Projeto social da Alcoa auxilia no desenvolvimento pessoal e profissional de jovens em MG – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Projeto social da Alcoa auxilia no desenvolvimento pessoal e profissional de jovens em MG

14 de junho de 2021

 

Pelo segundo ano consecutivo, voluntários da Alcoa Poços de Caldas estão participando do projeto Carta & Mentoria, promovido pelo Instituto Alcoa, em parceria com o Atados, plataforma social on-line que visa mobilizar pessoas e gerar transformações positivas na sociedade.

O projeto promove a troca de cartas e sessões on-line de mentoria entre 25 voluntários e 25 participantes do projeto Jovem Feliz, realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Andradas e a Fundação Alcides Mosconi. O objetivo é colaborar com o desenvolvimento profissional e pessoal desses jovens durante as oito semanas do projeto. No ano passado, o Carta & Mentoria foi realizado com sucesso e atendeu alunos da Escola Padrão Parque das Nações e do Cedet (Centro para o Desenvolvimento do Potencial e Talento), ambas instituições de Poços de Caldas (MG).

“Os nossos jovens estão muito animados”, destaca Doraci Helena Rocha, Supervisora da Secretaria Municipal de Educação. “Tenho certeza de que esta ação os incentivará para a leitura e a escrita, ajudando-os na preparação para o mercado de trabalho”.

Entre os participantes está Graziela Cristina Ramos, 18 anos.

“Assim que eu fiz 18 anos, comecei a sofrer pressão para decidir se iria ou não prestar vestibular e para qual curso”, conta a jovem. “Os bate-papos com o meu mentor tem me ajudado a lidar com esta pressão e a descobrir o que eu realmente quero para a minha vida. Estou gostando muito”.

Fábio Vitor Santana, dois anos mais novo que a Graziela, também considera o projeto muito interessante.

Me possibilitou entender melhor o que é trabalhar em uma grande empresa e como me portar em uma entrevista de trabalho”, destaca. “Eu tinha uma visão totalmente diferente”.

Para os voluntários, esta é mais uma oportunidade de contribuir com a comunidade em meio à pandemia, que afastou as pessoas.

“Confesso que fiquei muito emocionado com o conteúdo, quando recebi a primeira carta. São sonhos, dúvidas, indecisões que a maioria dos jovens tem nesta fase da vida”, conta o voluntário Paulo Donizeti Silveira, coordenador de Processo do Departamento Técnico da Refinaria e Laboratório, que mora em Andradas. “É uma troca de experiência de ambas as partes e sinto-me privilegiado em poder colaborar com o desenvolvimento pessoal e profissional de uma jovem. É uma satisfação dupla, pois a minha filha também está participando do projeto, sendo monitorada por um colega de trabalho. O Carta & Mentoria é muito gratificante, desafiador e de muita responsabilidade!”.