Projetos sociais da Hydro beneficiaram milhares de pessoas em 2020 – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Projetos sociais da Hydro beneficiaram milhares de pessoas em 2020

16 de março de 2021

 

Devido ao cenário de distanciamento social para prevenção e combate à Covid-19, a Hydro atualizou sua atuação social e buscou soluções virtuais para dar continuidade aos projetos sociais em 2020. Uma das ações realizadas foi o fortalecimento do conhecimento e da atividade de catadores recicláveis de Barcarena, no Pará, promovida pelo Programa Sustentar, realizado pelas empresas Hydro, Alunorte, Albras e Prefeitura Municipal.

“É um sonho que se está realizando. Comecei a aprender que nós, catadores, somos pessoas competentes e que nós tínhamos que sonhar alto e acreditar”, enfatiza a trabalhadora Olívia Cunha, uma das beneficiadas pelo programa no ano passado.

O Sustentar dá suporte à gestão de resíduos sólidos por meio da capacitação, cooperativismo e educação ambiental à população, com foco especial nas pessoas que trabalham como catadores no depósito de lixo local. Além da Olívia Cunha, mais 960 pessoas estiveram presentes em atividades de desenvolvimento do conhecimento oferecidas pelo programa. Somente em 2020, além dessa, outras iniciativas distribuídas em 10 projetos de investimento social e ações das áreas de Recursos Humanos e Suprimentos, alcançaram mais de 23 mil pessoas.

No Pará, as ações ocorreram nos sete municípios onde a Companhia opera: Barcarena, Abaetetuba, Moju, Acará, Tomé-Açu, Ipixuna do Pará e Paragominas.

“Estamos empenhados em contribuir de forma relevante para uma sociedade mais viável. Para tanto, a Hydro quer fazer a diferença positiva nos territórios onde atua, ao fortalecer seus parceiros de negócios, instituições públicas e as comunidades locais. E entendemos que capacitações fortalecimento do conhecimento é importante para impulsionarmos o desenvolvimento a longo prazo, com respeito às pessoas e ao meio ambiente”, explica Luana Carvalhosa, gerente sênior de Sustentabilidade e Programas Sociais da Hydro. Na metodologia da companhia, abrangência engloba indivíduos que participaram de cursos, palestras, formações e projetos que apoiam órgãos públicos e comunidades.

Iniciativas

Participante do programa Embarca Amazônia, Amanda Pinheiro ressalta que a iniciativa despertou o seu potencial ao empreendedorismo.

“Eu nunca tinha pensado que dava para abrir uma empresa sustentável. Imagina você ter a possibilidade de criar um negócio que, além de te dar dinheiro, está protegendo o meio ambiente. Hoje, sou muito grata por tudo o que proporcionaram para gente”, afirma.

O programa oferece educação e formação para jovens empreendedores socioambientais para que possam contribuir ao desenvolvimento sustentável da Amazônia, com imersão nas dimensões social, econômica, ambiental, institucional e étnico-cultural da região, a partir das cadeias produtivas da floresta, biodiversidade, agricultura sustentável e economia criativa. Dez jovens foram despertados para o empreendedorismo, em 2020.

Outro exemplo é o programa Território do Saber, iniciado em 2019 e realizado na cidade de Paragominas. Nele, mais de 120 professores e de 40 gestores de escolas foram treinados no ano passado, em formato online, devido à pandemia. Além disso, cerca de 350 docentes participaram da oficina sobre ferramentas digitais para aprimorar as habilidades de trabalho em plataformas educacionais online. As atividades atenderam necessidades mapeadas pelas equipes das escolas e, indiretamente, beneficiaram 12 mil pessoas.

O Território do Saber contribui para a melhoria da qualidade do ensino da rede municipal, com atenção especial à diminuição das taxas de analfabetismo e analfabetismo funcional entre jovens e adultos.

Responsabilidade Social Corporativa

A Hydro reestruturou, nos últimos dois anos, a sua estratégia de investimento social privado, a partir de um diálogo transparente, respeitoso e igualitário com todas as partes interessadas. Essa estratégia é orientada por 3 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: Educação de qualidade; Trabalho decente e crescimento econômico; e Paz, justiça e instituições Parte da eficazes.

No Pará, além dos 10 projetos que a Hydro investe, ainda promove ações do programa de voluntariado e de investimentos em iniciativas do Fundo de Sustentabilidade Hydro, uma organização sem fins lucrativos que apoia projetos de base comunitária e com dinâmica participativa. Em 2021, ainda no cenário de pandemia da Covid-19, os projetos sociais terão continuidade nos sete municípios, com entregas importantes como a Unidade de Triagem de Materiais Recicláveis – um dos tripés do programa Sustentar – e diversas atividades de construção de conhecimento e fortalecimento de capacidades da população, contribuindo à meta global da companhia.