Prospectiva Estratégica é discutida durante Congresso Internacional – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Prospectiva Estratégica é discutida durante Congresso Internacional

8 de junho de 2016

Congresso Internacional do Alumínio mostrou como grupo de estudo tem aproximado empresas paranaenses da inovação a partir de análises de longo e médio prazo

 

São Paulo, junho de 2016 – O Brasil é o 75º colocado no ranking de competitividade do Fórum Econômico Mundial e 70º no ranking de inovação. Os números foram apresentados pela palestrante Marília de Souza, durante o primeiro dia do Congresso Internacional do Alumínio, que acontece em paralelo à ExpoAlumínio 2016 – Exposição Internacional do Alumínio, que vai de 7 a 9 de junho no São Paulo Expo (antigo Centro de Exposição Imigrantes).

Marília é gerente dos Observatórios do Sistema FIEP – Federação das Indústrias do Estado do Paraná, liderando uma equipe de 50 pesquisadores e, em sua opinião “sabemos que estamos indo mal e sabemos o que não funciona. Nosso trabalho, com a prospectiva estratégica é dar soluções a longo e médio prazo, pensando no futuro, onde gostaríamos de chegar, para solucionar problemas do presente”. Para a pesquisadora, um dos maiores entraves da realidade industrial brasileira é a descrença em instituições e a falta de diálogo entre as empresas e entre órgãos governamentais.

O que é preciso fazer para que cenários possíveis, que não desejamos, não se tornem realidade? Um dos trabalhos do grupo é traçar metas para empresas a partir das principais necessidades para aprimorar a inovação e competitividade. Um dos indicadores de sucesso do trabalho dos Observatórios foi o salto do Paraná, em 10 anos, de 5ª para 4ª maior economia do Brasil. “Não fizemos isso, mas contribuímos para isso. Não são ações isoladas. Trabalhamos as inovações dentro das empresas através de mapas estratégicos, lançamos cadernos de propostas e todo esse trabalho deve ser absorvido pelo poder público”.

TIGRE MOSTRA COMO INOVAÇÃO PODE GERAR PROJETOS COM SUCESSO COMERCIAL

Um dos cases de sucesso apresentados foi a nova torneira-boia para caixas d´água que possui design inovador e é produzida com materiais de altíssima qualidade, como plásticos de engenharia.
O diretor de Marketing, Vendas e Inovação da Tigre, Luis Roberto Wenzel Ferreira,  mostrou como a empresa tem se preparado para o futuro, no painel Inovação na Tigre, uma história de futuro. A apresentação fez parte do 7º Congresso Internacional do Alumínio, que acontece paralelamente à ExpoAlumínio 2016.
De acordo com Ferreira, a companhia tem implantando novas tecnologias e novos produtos desde o início de sua trajetória. “A Tigre introduziu o plástico na construção civil brasileira”.
Agora, de acordo com Ferreira, o desafio é criar novos produtos que possam dialogar com um cliente que, cada vez mais, não quer comprar precisamente tubos, canos e conexões, porque não pretende construir uma casa, mas comprá-la já erguida. “Precisamos criar valor de outras maneiras e, para isso, temos adotado práticas como os fluxos de ideia bottom-up, ideias vindas da engenharia de aplicação, entre outros”.

Um dos cases de sucesso apresentado, a partir de ações de criação coletiva dentro da empresa foi a nova torneira-boia para caixas d´água da empresa, a Click, que possui um design inovador e é produzida com materiais de altíssima qualidade, como plásticos de engenharia. O resultado é um produto que apresenta um número de falhas muito menor, com custo reduzido.

A ExpoAlumínio 2016 tem patrocínio master da Alcoa, CBA – Companhia Brasileira de Alumínio, Hydro e Novelis e apoio de mais de 30 associações do mercado.

Serviço:

7º Congresso Internacional do Alumínio e ExpoAlumínio

Data: 7 a 9 de junho de 2016

Horário: das 9h às 18h (Congresso); das 11h às 20h (ExpoAlumínio)

Local: São Paulo Expo

Endereço: Rodovia dos Imigrantes | Km. 1,5 | CEP 04329-900 | São Paulo

As inscrições podem ser feitas pelo site: www.congressoaluminio.com.br. Mais informações: 11 3056-6000 ou e-mail: eventos@abal.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *