Receita intensifica análise de importações – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Receita intensifica análise de importações

17 de fevereiro de 2012

Centro de gerenciamento de risco fiscalizará com maior rigor suspeitas de fraudes de preços, falsas declarações e práticas de dumping

 

Segundo informações do jornal Valor Econômico, a partir de fevereiro a Receita Federal do Brasil terá uma unidade especializada para fiscalizar operações de comércio exterior, especialmente as importações,
Os alvos do Fisco são as compras suspeitas de falsa declaração de origem, prática de dumping e mercadorias produzidas em outros países que chegam ao país com indícios de fraude nos preços.

O Centro Nacional de Gerenciamento de Risco, com sede no Rio de Janeiro, deverá ampliar o cruzamento de informações sobre as mercadorias que ingressam no país, de forma a identificar, com mais rapidez, as operações ilegais.
Um trabalho preliminar iniciado com os setores têxtil e de calçados culminou nas operações “Panos quentes” e “Passos largos”. Em ambas, fiscais e empresários trabalharam em conjunto na investigação de importações subfaturadas e com falsa declaração de origem, destinadas a burlar o recolhimento do direito antidumping (sobretaxas) aplicado a produtos fabricados na China. No ano passado, as apreensões de vestuário atingiram R$ 93 milhões, 35,7% acima do registrado em 2010. As retenções de calçados somaram R$ 10,6 milhões, 122% maiores.

Fonte: Valor Econômico (03.02.2012)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *