Reciclagem em debate
12ª edição do Seminário de reciclagem do alumínio destaca a importância da atividade para a indústria e meio ambiente
O 12º Seminário Internacional de Reciclagem do Alumínio reúne no próximo dia 2 de abril, no Centro de Exposições Imigrantes (SP), especialistas do Brasil e do exterior para debaterem importantes temas que impactam a atividade no país. Seguindo o modelo das últimas edições o seminário é composto por painéis e palestras especiais concentrados em um único dia e acontece simultaneamente ao 6º Congresso Internacional do Alumínio.
Segundo o coordenador da Comissão de Reciclagem da ABAL, Carlos Roberto Morais, o Seminário vai destacar a importância da reciclagem tanto para a indústria como para o meio ambiente. “É uma atividade em que a indústria do alumínio foi pioneira, iniciada há mais de 30 anos e que, desde então, tem aumentado sua eficiência e capacidade de operação, sem depender de qualquer política de incentivo”, frisa.
Na abertura do encontro, às 9h, o tema abordado é o Desafio do Suprimento de Sucata, no âmbito nacional e global, com a participação do coordenador do Grupo Setorial Secundários da ABAL, Luiz Alberto Lopes, e do palestrante internacional, Mike Kelley, da Metal Exchange Corporation. Em ano decisivo para a Política Nacional de Resíduos Sólidos, o painel seguinte, às 10h45, trata do Acordo Setorial de Embalagens no âmbito da Política e de como ele afeta a indústria.
No período da tarde, a programação abre espaço para empresas convidadas exporem suas Soluções e Equipamentos para a Seleção e Tratamento de Sucata. E encerrando o encontro, às 15h15, o painel sobre Novos Mercados para o Alumínio e a Contribuição da Reciclagem traz representantes da Nemak e da Novelis, companhias que atendem globalmente o setor automotivo com produtos fundidos e laminados de alumínio, entre outras empresas convidadas.
Prêmio João Valiante de Jornalismo
Importante instrumento de divulgação da reciclagem do alumínio na mídia, o Prêmio João Valiante de Jornalismo anuncia seus vencedores no dia 5 de abril, durante o encerramento do 6º Congresso Internacional do Alumínio, 12º Seminário Internacional de Reciclagem do Alumínio e ExpoAlumínio 2014. A 8ª edição do prêmio recebeu 21 inscrições entre mídia impressa/online e eletrônica (rádio e televisão). As melhores reportagens em cada categoria receberão R$ 4 mil, prêmios patrocinados, respectivamente, pelas empresas Alpex Alumínio e Rio Tinto Alcan.