Reconhecimento à produção sustentável: MRN conquista prêmio em Meio Ambiente no setor mínero-metalúrgico – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Reconhecimento à produção sustentável: MRN conquista prêmio em Meio Ambiente no setor mínero-metalúrgico

9 de setembro de 2021

 

O investimento em uma solução sustentável e inovadora para aprimorar o sistema de drenagem da mina de bauxita garantiu à Mineração Rio do Norte (MRN) a conquista, pela quinta vez, do Prêmio de Excelência da Indústria Mínero-Metalúrgica da Revista Minérios & Minerales.

A empresa, que opera no distrito de Porto Trombetas, no município de Oriximiná (PA), foi contemplada na categoria ‘Meio Ambiente pelo Projeto Sistema de Drenagem de Encosta dos Platôs de Bauxita’. O projeto concorreu com soluções de outras 130 empresas do setor.

“A premiação é um reconhecimento pelas atitudes do dia a dia que a MRN se propõe a fazer, e comprova a constante atenção e atuação nas causas ambientais, com ênfase em sua localização situada na maior bacia hidrográfica do mundo e na Flona de Saracá-Taquera. E essa é a primeira premiação com caráter ambiental. Mais um ponto importante para a empresa. Os reconhecimentos anteriores foram de melhoria de performance, produtividade e redução de custos”, relata Bruno Prado, gerente de Operação de Mina.

Desenvolvido desde 2002, o Projeto Sistema de Drenagem de Encosta dos Platôs de Bauxita tem como objetivo viabilizar o escoamento controlado da água das chuvas por meio de um sistema de drenagem composto por filtro, tubulações e dissipador de energia, responsáveis por conduzir o escoamento superficial da água das chuvas a partir do topo até o recurso hídrico na base do platô.

“O principal resultado é manter a mina drenada em seus pontos de alagamento, gerando o benefício de uma operação segura e sem ocorrências ambientais”, destaca Takehiro Moraes, gerente de Infraestrutura e Operações Florestais.

Cases de sucesso

No XII Workshop de Redução de Custos 2021, a MRN vai compartilhar dois projetos tecnológicos que contribuíram em mais de 60% no aumento da produtividade de equipes de áreas técnicas da empresa, trazem grandes benefícios e podem ser usados como benchmarking para outras empresas.

“Este evento é uma grande oportunidade de exposição do trabalho que vem sendo realizado pela MRN e também uma experiência única para a troca e benchmarking com outras companhias, para trazer tecnologia e inovação para a nossa empresa”, conclui Takehiro Moraes.

O primeiro projeto, “Modernização do Planejamento e Acompanhamento das Operações de Infraestrutura de Mina e Operações Florestais”, será apresentado pelo engenheiro Marcos Gonçalves, que mostrará como a empresa utiliza tecnologias de drones remotely-piloted aircraft, tablets e voos autônomos para fazer levantamentos topográficos de alta precisão, a fim de realizar o planejamento e o acompanhamento das atividades de infraestrutura de mina e operações florestais.

“Por meio do uso destas tecnologias, foi possível aumentar a produtividade, melhorar os controles, ser assertivo em medições e acompanhamento em campo das atividades de maneira ágil e produtiva. Hoje, os técnicos têm acesso às informações em campo e podem tomar a decisão de melhor produtividade em instantes. Tudo isso trouxe uma redução de tempo e aumento de produtividade na execução da tarefa em 68%”, assinala Takehiro Moraes.

O segundo projeto, “Otimização e aumento de produtividade das inspeções do sistema de drenagem – alternativa de implementação de aplicativo de inspeção”, será apresentado pelo engenheiro João Vitor. A solução é um aplicativo que padroniza as tarefas, consolida os dados na nuvem e gera dashboards automáticos para facilitar o gerenciamento da rotina, que antes era feita por meio de um checklist tradicional de papel.

“O aplicativo também gera rastreabilidade para inspeções, aumentando a credibilidade do dado. Também nos dá uma ferramenta que controla melhor as tarefas da equipe, as evidências de medição de contratos e aumenta a produtividade da equipe em 66%”, destaca o gerente de gerente de Infraestrutura e Operações Florestais.