Saiu no portal Revista do Alumínio: Descolado do PIB, consumo de alumínio cresce no 1º semestre
A pesquisa sobre o desempenho do consumo doméstico de produtos transformados de alumínio no primeiro semestre, consolidada pela ABAL, revelou um crescimento de 7,5% – com volume de 731,8 mil t –, quando comparado ao mesmo período de 2018. Segundo o levantamento, o consumo de produtos de origem nacional foi de 626,1 mil t (alta de 7%), contra 105,7 mil t de produtos importados (alta de 10,4%).
Historicamente, o consumo de alumínio apresenta um crescimento até duas vezes maior que o Produto Interno Bruto (PIB), mas segue em ritmo forte em 2019 – mesmo com a previsão de crescimento revista de 10% a 12% para 9% neste ano.
A perspectiva também é boa quando comparada a mercados concorrentes, como o aço, por exemplo, cujo consumo de igual modo reavaliado para baixo deve crescer 4,1% em relação a 2018. Já o setor de plástico, que teve desempenho abaixo do esperado no ano passado, tem previsão de alta de 5% na demanda de produtos transformados.
“Essa previsão de 9% para 2019 pode parecer boa, mas iniciamos o ano achando que o mercado cresceria dois dígitos. Ao longo do ano, as nossas expectativas foram diminuindo. No entanto, se alcançarmos esse valores, chegaremos aos mesmos patamares de 2013, que foi recorde para o mercado de alumínio brasileiro”, destaca o presidente-executivo da ABAL, Milton Rego.
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