Segunda edição do podcast ALUTALK’S, da ABAL, debate as eleições americanas e os impactos para a indústria do alumínio – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Segunda edição do podcast ALUTALK’S, da ABAL, debate as eleições americanas e os impactos para a indústria do alumínio

17 de dezembro de 2020

 

Está disponível o segundo episódio do ALUTALK’Spodcast da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL). Nesta edição, Milton Rego, presidente-executivo da entidade, conversa com Welber Barral, sócio-fundador da BMJ consultores associados e ex-secretário nacional de Comércio Exterior entre 2007 e 2011, sobre as eleições americanas e os impactos para a indústria brasileira.

Parceiros comerciais de longa data, Brasil e Estados Unidos atingiram a menor corrente bilateral em 2020 com o governo de Donald Trump. A medida de impor tarifas e cotas para o alumínio, com base na resolução 232, sob o pretexto de segurança nacional, foi a mais enérgica daquele país, na visão de Milton Rego.

Para Barral, houve dois grandes movimentos de Trump que considera forçados – desafios que o novo governo do democrata Joe Biden terá de enfrentar. O primeiro é o número de medidas contra a China, que provocou retaliações de tarifas daquele país contra os Estados Unidos. O segundo é o uso indiscriminado da Seção 232, como citado pelo presidente-executivo da ABAL.

“Isso teve duas consequências: a interpretação de Trump do que é segurança nacional — está sendo questionada inclusive pelo judiciário. E o uso da 232, da forma como foi feito, prejudicou a própria cadeia produtiva norte-americana. Estudos mostram quantos empregos se perderam justamente por conta da elevação de custos derivados dessas medidas”, informa o consultor.

Acesse uma das plataformas Spotify e Apple Podcasts e ouça na íntegra a segunda edição do ALUTALK’S.

Fonte: Portal Revista Alumínio