Simulado de Emergência da CBA é realizado pelo quarto ano consecutivo em Niquelândia (GO) – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Simulado de Emergência da CBA é realizado pelo quarto ano consecutivo em Niquelândia (GO)

26 de junho de 2023



Ação contou com a participação de moradores que residem na zona de autossalvamento das barragens do Jacuba e do Mosquito

No dia de 22 de junho os moradores da zona rural de Niquelândia, participaram do Simulado de Situação de Emergência realizado pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA). O objetivo foi testar as sirenes instaladas na zona de autos salvamento e verificar a aplicação dos procedimentos de segurança em uma eventual situação de emergência com barragens.

O exercício de salvamento mobilizou a população que reside próxima das barragens do Jacuba e do Mosquito e reuniu representantes de órgãos parceiros, como Corpo de Bombeiros de Niquelândia, Defesa Civil, Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Niquelândia (SEMMA) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD).

“Com a realização desse simulado, a CBA reforça o comprometimento com a gestão de suas barragens e demonstra, mais uma vez, o cuidado de atuar com responsabilidade ambiental e garantir segurança para a população”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente, André Aguiar.

De acordo com o Tenente Daniel Costa e Silva, do Corpo de Bombeiros de Niquelândia, a população local recebe informações importantes durante o simulado, além de reforçar a importância da atuação conjunta da CBA, Defesa Civil e secretarias de Meio Ambiente, do município e do Estado, para garantir a segurança da população.

“Com o exercício, as pessoas aprendem a se deslocar para pontos seguros, em uma situação de emergência”, disse.  

Com a realização do simulado, além de reforçar as boas práticas de segurança e de gestão de barragens, a CBA também cumpre com as determinações legais, como a Lei Federal n° 14.066, de 2020, que estabelece a Política Nacional de Segurança de Barragens. Já no Estado de Goiás, o tema é regulado pela Lei n° 20.758, de 2020. Segundo o artigo 52 da Instrução Normativa n° 1, de 28 de abril de 2020, da Semad, os simulados devem ser providenciados pelos empreendedores de barragens a cada três anos. Em Niquelândia, a CBA tem promovido o exercício de salvamento desde a publicação da norma, realizando o simulado pelo quarto ano consecutivo no município.

Em 2023, o Simulado de Situação de Emergência da CBA contou com a participação de 55 moradores da zona de autossalvamento. A gerente de Segurança de Barragens da CBA, Helena Ferraz Nunes, afirma que o diálogo constante com os moradores contribuiu para reforçar a importância da iniciativa.

“Neste ano, com o fim da emergência de saúde da Covid-19, realizamos no mês de maio em Niquelândia o 1° Seminário Orientativo de Barragens, um evento organizado especialmente para ampliar o conhecimento dos moradores sobre o Plano de Ação de Emergência (PAE) das barragens do Jacuba e Mosquito e esclarecer dúvidas. A CBA sempre mantém contato com a população nas principais etapas de preparação do simulado e a realização desse seminário contribuiu ainda mais para estreitarmos o relacionamento e sensibilizar as pessoas para a relevância dessa ação”, afirmou Helena.

Além de promover o 1° Seminário Orientativo de Barragens, a empresa atualizou o cadastramento dos imóveis, repôs placas de sinalização e verificou os pontos de encontro e rotas de fuga aprovados pelo Corpo de Bombeiros. A organização do simulado contemplou ainda encontros de alinhamento com a Comissão Mista, que acompanha a manutenção do PAE, e um treinamento para os moradores e para as equipes que trabalharam no simulado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *