Sustentabilidade no Natal paulistano
Árvore do Ibirapuera utilizou 35 toneladas de alumínio em sua estrutura
Há 10 anos a cidade de São Paulo ganhou uma atração muito significativa no fim de ano: a Árvore de Natal do Parque do Ibirapuera, parceria da Prefeitura da cidade com o Banco Santander, surpreende a cada ano com belos enfeites e estrutura imponente, que prezam pela sustentabilidade e respeito ao meio ambiente.
Com 58 metros de altura (50 m de árvore e 8 m de estrela) e 28 metros de diâmetro, o projeto deste ano fez uso apenas de materiais reutilizáveis para compor o símbolo natalino. Foram empregados 20 mil metros de festão, 500 lâmpadas stroble e 12 mil metros de mangueiras de LED – para a iluminação – além de 174 enfeites que poderão ser aproveitados em futuras edições da Árvore ou até em outras ocasiões.
“O projeto utilizou 35 toneladas de alumínio em sua estrutura. A escolha desse material foi feita por ser aquele que menos agride o meio ambiente, pois além de ser 100% reciclável, também é muito mais leve, exigindo menos gastos de energia no transporte e também muito mais facilidade em sua montagem e desmontagem de estrutura. E foi a partir de escolhas como essa que a Árvore de Natal do Santander se tornou mais do que um símbolo da cidade de São Paulo, mas também um símbolo de sustentabilidade”, explicou a assessoria de imprensa do Banco Santander.
Como prevê a tradição cristã, a Árvore de Natal do Ibirapuera, assim como todas as decorações natalinas, será desmontada no Dia de Reis, 6 de janeiro.
Crédito imagem: Eduardo Enomoto/ Futura Press/ AE – R7 Notícias