Sustentabilidade permeia ações do Projeto Alumínio nas Escolas em 2015 – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Sustentabilidade permeia ações do Projeto Alumínio nas Escolas em 2015

15 de dezembro de 2015

Encontros levantaram discussões sobre as vantagens das diversas aplicações do metal

 

Com o término da COP-21 – Conferência do Clima ocorrida em Paris e anúncio de acordos históricos acerca da proteção e comprometimento dos países em relação ao meio ambiente, o mundo todo se volta às medidas práticas que cada agente deve tomar para participar desse grande esforço. E para a indústria do alumínio não é diferente.

A ABAL e suas associadas, sempre em dia com essas questões, por meio do Projeto ABAL Alumínio nas Escolas, promoveu uma série de eventos que aproximou profissionais da indústria do alumínio e estudantes de escolas técnicas e universidades. Mais de 1700 pessoas participaram de cursos, palestras e visitas que tiveram como tônica a sustentabilidade do metal que é leve, resistente e infinitamente reciclável.

Destaque para as ações promovidas em homenagem ao Dia Nacional da Reciclagem do Alumínio, quando futuros técnicos e engenheiros assistiram palestra do especialista em sustentabilidade e meio ambiente, Mauricio Born, e conheceram as plantas industriais das Associadas Alux do Brasil, Latasa, Novelis e Votorantim Metais – CBA.

O alumínio como eficiente solução em diversas aplicações nas indústrias automotiva, de transportes e de construção civil foi tema recorrente durante o ano. Dos 865 participantes de palestras à distância – gratuitas, transmitidas ao vivo, com total interatividade -, 24% eram do meio acadêmico e 76% de empresas. Além disso, o projeto esteve em contato com 47 instituições de ensino de diversas regiões do País – sendo 51% públicas e 49% privadas. Os principais cursos dos alunos participantes foram: Arquitetura, Processos Metalúrgicos e Engenharia, em suas mais diversas formações.

“O projeto é uma importante ferramenta de disseminação de conhecimento e incentivo ao estudo, à pesquisa e inovação tecnológica do alumínio no meio acadêmico. Em 2016 completaremos 10 anos e vamos apresentar novidades, como um programa específico para os estagiários de nossas associadas que, com certeza, representará um diferencial em suas carreiras”, ressalta Kaísa Couto, coordenadora da ABAL responsável pelo projeto.

Sobre o Projeto ABAL Alumínio nas Escolas

Criado em 2006, o Projeto ABAL Alumínio nas Escolas é uma iniciativa para disseminar conhecimento, fomentar o ensino, a pesquisa e a inovação tecnológica do alumínio no meio acadêmico, além de articular parcerias com as principais instituições do País para o desenvolvimento de programas educacionais e realização de eventos técnico-científicos.  Mais informações: no site www.abal.org.br (Capacitação) ou pelo e-mail: aluminionasescolas@abal.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *