Terceiro episódio do podcast da ABAL: Inovação e Indústria 4.0 no Brasil – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Terceiro episódio do podcast da ABAL: Inovação e Indústria 4.0 no Brasil

7 de julho de 2021

 

O 3º episódio do ALUTALKS’, podcast promovido pela ABAL, está disponível nas plataformas Spotify e Apple Podcasts. Nessa edição, Kaísa Couto, diretora da Área Técnica da associação, conduz um bate-papo sobre inovação e Indústria 4.0 no país.

Os convidados são Carlos Eduardo Pereira, diretor de Operações da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e Marcelo Fabrício Prim, gerente-executivo de Inovação e Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Departamento Nacional (Senai-DN).

O conceito sobre Indústria 4.0 envolve automação de processos e da digitalização da informação, combinando as tecnologias mais atuais para conferir competitividade aos negócios, com impacto no aumento da produtividade e redução de custos.

Na opinião do diretor da Embrapii, essa jornada depende muito do ser humano colocado no centro das atenções. O desafio é fazer com que as pessoas usem melhor suas capacidades intelectuais para agregar valor ao desenvolvimento de processos industriais. No entanto, é fundamental ter um olhar integral das mudanças, como por exemplo, os impactos na cadeia de fornecimento.

Para Marcelo Prim, do Senai-DN, mais importante que chegar à Indústria 4.0 é iniciar o caminho. E isso significa pensar diferente e trabalhar com dados e informações que devem ser processados, assim como as matérias-primas, para desenvolver um equipamento ou bem de consumo e gerar valor. O capital humano é parte essencial deste processo.

“É preciso ter um olhar de desenvolvimento contínuo dos profissionais”, ressalta. 

Os especialistas também abordaram temas como engajar a liderança e quais as ferramentas disponíveis para auxiliar pequenas, médias e grandes empresas em suas jornadas de inovação, além da possibilidade de participação em projetos de pesquisa e desenvolvimento nessa área.

Fonte: Portal Revista Alumínio