Termomecanica completa 80 anos nos setores de metalurgia e siderurgia   – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Termomecanica completa 80 anos nos setores de metalurgia e siderurgia  

7 de outubro de 2022

 

A nossa associada Termomecanica, que atua na transformação de cobre e suas ligas, tendo iniciado a fabricação de produtos de alumínio em 2016, completa 80 anos de atividades no mercado de metalurgia e siderurgia.

Fundada em 1942 pelo engenheiro Salvador Arena, a empresa tem um patrimônio líquido superior a R$ 2 bilhões, quatro fábricas no Brasil, uma no Chile, outra na Argentina, além de três Centros de Distribuição. Ao todo, soma 1.700 funcionários.

“Historicamente, fomos responsáveis pela criação, melhorias e inovações em diversas máquinas e equipamentos, como, por exemplo, a prensa 7 mil toneladas, uma das maiores e mais potentes do mundo até hoje. A sua elevada capacidade e versatilidade nos permite oferecer mais de 100 ligas diferentes, dentre elas, uma vasta gama de novas ligas aeroespaciais”, afirma Luiz Henrique Caveagna, diretor-geral.

Expansões

Nos últimos cinco anos, os principais investimentos da empresa envolveram uma nova fábrica para produção de vergalhões de alumínio em São Bernardo do Campo, na região do ABC Paulista, e a inauguração do Centro de Distribuição da Carolina do Norte, no sudeste dos Estados Unidos, que demandaram US$ 30 milhões.

O resultado desses esforços se reflete em números. Nos últimos três anos, a Termomecanica registrou a venda de mais de 10 mil itens distintos para cerca de dois mil clientes. Em 2021, o volume de vendas cresceu 15% em comparação ao ano anterior.

Para Caveagna, as soluções ofertadas pela companhia são fundamentais para o crescimento de diversos setores, que englobam as áreas de Construção Civil, Elétrica, Mecânica, Metalurgia, Telecomunicações, Indústria Têxtil, Linha Branca, Automotivo, Máquinas, Equipamentos e Sucroalcooleiro. (precisamos padronizar. Há textos que usamos setores em minúsculo)

“Investimos fortemente no nosso Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Ensaios (CPDE), que se tornou referência no mercado”, aponta.

Legado do fundador

A personalidade visionária e o modelo de gestão de Salvador Arena seguem intrínsecos ao perfil da companhia e foram primordiais para o sucesso ao longo das décadas.

Além de o engenheiro acreditar no capital humano como diferencial para conduzir as organizações ao triunfo, a empresa fabricava seus próprios equipamentos e prezava pela qualidade e eficiência no atendimento aos clientes.

“O compromisso com a educação, ações sociais e o cuidado com as pessoas são traços herdados de Arena e que, certamente, fazem toda a diferença em nosso dia a dia”, observa Caveagna.

Hoje, parte dos resultados da empresa são direcionados para transformação social por meio da sua controladora, a Fundação Salvador Arena.

Para o futuro, a expectativa da Termomecanica é seguir apostando em inovação, em pessoas e no esforço contínuo.

“Construímos uma marca forte no mercado nacional e temos diversas oportunidades a serem exploradas no âmbito internacional. Embora tenhamos completado oito décadas de história, o nosso trabalho está apenas começando”, explica o executivo.

Fonte: Portal Revista Alumínio