Termomecanica inova com liga de bronze e promove o desenvolvimento do setor industrial – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Termomecanica inova com liga de bronze e promove o desenvolvimento do setor industrial

13 de junho de 2023

 

A Termomecanica vem apoiando o desenvolvimento do setor industrial com a inovadora liga bronze TM23, referência mundial por superar todas as normas internacionais em termos de desgaste e de adaptabilidade.

Nesse cenário, as ligas de bronze são referência por sua qualidade, durabilidade e elevadas resistências mecânica e à corrosão devido a presença do estanho em sua composição. No portfólio da companhia, destacam-se as ligas bronze TM23, recomendadas para aplicações em ambientes agressivos, com pouca ou nenhuma lubrificação, alto torque e baixas rotações.

A TM23 também oferece tolerância a desvios angulares do eixo graças a sua embutibilidade – capacidade de se adaptar a forma do eixo -, a qual alonga as horas de operação de equipamentos industriais sem falhas em comparação com os rolamentos.

“A capacidade dessa liga de se autolubrificar, além de se adaptar ao formato do eixo, vem beneficiando o mercado industrial, principalmente o nacional, com destaque para os setores sucroenergético, metalúrgico e de máquinas equipamentos, pois os formatos mais utilizados são destinados para as moendas das usinas (capas de bronze) e para máquinas e equipamentos (buchas)”, comenta Ricardo de Luca, Gerente de Engenharia de Processos e Produtos da Termomecanica.

As ligas de bronze são fornecidas nos formatos de buchas, tarugos e capas de bronze, também conhecidas como casquilho. As buchas são aplicadas em mancais de máquinas e equipamentos que possuem eixo para engrenagem rotativa, com a principal função de protegê-los do desgaste ocasionado pelo movimento de rotação.

Já os tarugos (barras maciças) são utilizados para fabricação de componentes de máquinas e equipamentos pelo processo de usinagem; enquanto as capas de bronze são aplicadas para a preservação do eixo da moenda de cana de açúcar de usinas sucroenergéticas.

A TM23 foi criada e patenteada pelo engenheiro Salvador Arena, fundador da Termomecanica, que tinha o hábito de desenvolver e testar novas composições. A liga foi batizada como TM23, pois foram várias as tentativas de composição e a 23ª foi a que apresentou melhor desempenho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *